Setembro Amarelo: alunos realizam ação nas ruas

Os alunos do curso de psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé realizaram, no último dia do mês de setembro (30), uma ação de conscientização em combate ao suicídio. A campanha “Setembro Amarelo Juntos pela Vida” foi até as ruas da cidade, realizando abordagens de pessoas e conversando sobre o problema que afeta cerca de 10 a 20 milhões de indivíduos por ano, segundo estimativas do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Foram distribuídas cartilhas contendo informações importantes sobre programas de saúde pública, ações voluntárias e orientações, em caso de emergência. A ideia da campanha foi uma iniciativa dos alunos, de forma voluntária. “Acreditamos que essas ações também promovam saúde, principalmente mental, além de ser um recurso de prevenção e auxílio. Vivemos em um país no qual ainda existem recursos públicos que promovem saúde mental e isso é muito rico, mas pouco conhecido”, pontua a aluna Carolina Machado.

As ações também incluíram a elaboração de todo o material impresso e digital, a visita da equipe nas salas de aulas de outros cursos da Católica Salesiana, bem como uma roda de conversa e dinâmica com o grupo de jovens que faz parte da ONG Viva Lagos e uma entrevista na rádio local.

“Quando há um caso de suicídio, muitas pessoas são afetadas. Nos encontros, pudemos conversar sobre questões de saúde, alimentação e o cuidado físico, que é importante. Na instituição de ensino, conversamos com alunos, professores e nas abordagens, ouvimos relatos de pessoas que, de alguma forma, tiveram contato com alguém que cometeu suicídio. É nosso dever, como futuros psicólogos, tratar o assunto com atenção e respeito, direcionar e levar informações científicas pertinentes à sociedade”, explica a aluna Zerife Heringer.

Durante as aulas do curso de Psicologia da Católica Salesiana, nossos estudantes participam de roda de conversa sobre diversos assuntos. Ultrapassar os muros da faculdade para levar acolhimento e informação à população está na premissa da Educação Salesiana, presente em todo mundo. “Acredito que o destino da Psicologia é a deselitização da profissão, e que essa mudança se dá a partir da formação, em que vai se construindo uma percepção da profissão como algo além do “paramédico”, uma profissão envolvida com o cotidiano, com a comunidade, numa renovação contínua de seu compromisso social”, pontua o coordenador do curso de Psicologia da Católica Salesiana, Marcello Santos.

Texto: Alysson Nogueira