Semana da Psicologia: debate reúne avanços na profissão

Nos dias 23 e 24 de agosto, a Faculdade Católica Salesiana de Macaé realizou a Semana da Psicologia. O evento que está em sua nona edição celebrou os 60 anos da regulamentação da profissão de psicólogo, no Brasil, além de comemorar os 10 anos da Clínica Escola Santa Teresa (SPA).

Com o tema: “Psicologia e Compromisso Social”, o evento reuniu alunos, ex-alunos, convidados e docentes possibilitando um amplo debate sobre o papel dos profissionais da psicologia nos tempos de hoje. No primeiro dia, os psicólogos Professor Dr. Marcello da Silva Santos e a Drª Rita Cristina de Souza Santos participaram de uma mesa redonda, na qual traçaram um histórico da preocupação da Psicologia com o social, ultrapassando a dimensão biomédica e participando de movimentos como a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Luta Antimanicomial. “Antes de 1962, a profissão de psicólogo não existia. Ela estava associada à medicina e à sociologia. A gente vê que, cada vez mais, as discussões no campo da psicologia vêm se ampliando, mostrando sua força. A pandemia está aí e nos foi mostrado como as questões emocionais dos indivíduos ficaram em evidência”, pontua a psicóloga e uma das organizadoras do evento, a professora Aline Guarany Ignácio.

Em seu segundo dia, o evento recebeu egressos de Psicologia da Católica Salesiana, que puderam relatar suas experiências acadêmicas durante sua atuação como estagiários no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Clínica Escola Santa Teresa, que atua como laboratório prático para os estudantes, além de ofertar atendimento psicológico para toda sociedade macaense. Na ocasião, eles traduziram para os presentes, a importância de um atendimento social em Psicologia, descrevendo suas experiências. Para a responsável do SPA, Kátia Nahum, celebrar os 10 anos da clínica é um marco para o curso de Psicologia. “Estar presente no aniversário da nossa clínica é um momento de muita emoção e de muito orgulho. Essa troca entre os ex-alunos e os alunos é importante, porque serve como exemplo. Eles veem ali um caminho, onde, no futuro, estarão eles. É motivador ver toda essa possibilidade, quando nossos alunos se formarem”, finaliza.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba / Alysson Nogueira