Iniciação Científica projeta estudantes no cenário acadêmico internacional

Considerado como processo de busca, análise de transformação e protagonismo, o Programa de Iniciação Científica da Faculdade Católica Salesiana tem objetivo aprimorar ainda mais a participação nas atividades de pesquisa no âmbito da comunidade acadêmica. Criado em 2013, o programa já revolucionou a vida de centenas de universitários e professores.

Na encíclica Laudato Si, o Papa Francisco afirma que a Ciência e Tecnologia colocam em nossas mãos um poder sem precedentes e que é nosso dever para a humanidade como um todo e, em particular, para os mais pobres e as gerações futuras, usá-lo para o bem comum” (Enc. Laudato Si, 165).

Por isso, a Faculdade Católica Salesiana de Macaé considera a pesquisa científica um conjunto de informações e procedimentos baseados em raciocínio lógico, desenvolvido segundo normas, critérios e métodos rigorosos e consagrados pela Ciência, aperfeiçoando e gerando novos conhecimentos, buscando soluções para um desenvolvimento sustentável e integral, com a missão de usar para o bem comum.

“Tenho muito orgulho da pesquisa realizada em nossa faculdade, pois além de ser um programa de robusto compromisso acadêmico, a nossa faculdade também mantém quatro periódicos para publicação de trabalhos e temos eventos todos os anos nos quais os alunos podem apresentar suas pesquisas.  Os frutos desse empenho nós já estamos colhendo, pois todos os anos temos vários artigos de nossos alunos publicados em revistas nacionais e internacionais qualificadas pela CAPES.”, conta o coordenador de pesquisa e extensão da Católica Salesiana, Prof. Dr. Hans Schmidt Santos.

A Engenheira Lívia Mara Gaspar conta que o projeto incentivou a continuar seus estudos no mestrado: “A Iniciação Científica desperta no discente uma visão crítica e reflexiva frente diversos assuntos, assim como a criatividade, a autonomia e a responsabilidade. Como sempre almejei fazer um mestrado, sabia o quanto os projetos de Iniciação Científica poderiam agregar em meu currículo e fazer a diferença futuramente, por isso, fiz várias iniciações científicas, tendo a oportunidade de escolher em qual instituição pública cursaria no futuro”, explica.

“Eu tenho certeza de que a iniciação Científica é algo primordial que deve ser feito ao longo da graduação. Lembro que a IC foi muito bem recebida na minha entrevista de emprego, tendo em vista que se trata de alguém que busca conhecimento e também em meio acadêmico conta muitos pontos em processos seletivos”, conta Kaio da Silva Pimentel Figueiredo, que quando era estudante, teve a oportunidade de publicar cinco artigos ao longo da graduação.

Jovem Cientista Salesiano

Outro programa de sucesso que funciona em paralelo ao Projeto de Iniciação Científica é o Jovem Cientista Salesiano, que oportuniza a pesquisa aos alunos do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. Por meio do programa, diversas apresentações de trabalhos, artigos e premiações em feiras de ciências já aconteceram dentro e fora do país. Os trabalhos têm supervisão dos docentes doutores da Católica Salesiana.

Laisa Prata Moreira Fernandes, participante do “Jovem Cientista Salesiano”, afirma que fazer pesquisa significa viajar pelo mundo do conhecimento. “Nós somos convidados a embarcar numa série de desafios, onde cada um deles é um novo aprendizado. São formados indivíduos pensantes e com seus próprios ideais, capazes de trazer soluções. Quando fui escolhida para participar, fiquei muito feliz e daquele momento em diante me tornei uma jovem apaixonada pela pesquisa científica”, conta.

O Jovem Cientista permite desenvolver a escrita e a fala em público, uma vez que são produzidos artigos a serem publicados em revistas e feiras. O aluno inserido na pesquisa científica adquire contato com professores e outros acadêmicos, vivenciando muitas trocas valiosas de conhecimento.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira