A Psicologia e o Social são temas de seminário na Católica Salesiana

Uma das áreas da psicologia, a que trata das complexas relações construídas entre indivíduo e sociedade, será tema da 8ª Semana de Psicologia da Católica Salesiana. “Psicologia: Tecendo o Social”, acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, a partir das 19h, em nosso no canal do Youtube e Facebook.

Para a roda de conversa do primeiro dia, foram convidadas a psicóloga Grazielly Germano, mestre e professora do curso de Psicologia da Católica Salesiana,  integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e  responsável pelo acompanhamento psicossocial de pessoas do campo que vivem em áreas de conflito e em disputas de território; a psicóloga Doutora Maria Clara Fernandes, autora dos livros “Jovens pobres e políticas de mobilidade urbana” e “Governo das juventudes: o imperceptível e estranho aos controles”; e Diana Malito, psicóloga e Doutora em Psicologia de Estudos da Subjetividade.

As convidadas trarão para o debate acadêmico apontamentos acerca da Psicologia no cotidiano, tecendo o social, para além das perspectivas clínicas, território mais conhecido da Psicologia. A mediação será da psicóloga e docente da Católica Salesiana, Emanuela Nunes Sodré.

No segundo dia de evento, acontecerá a tradicional Jornada da Clínica Escola Santa Teresa, com a apresentação das produções dos estudantes em processo de estágio nas áreas Clínica, Comunitária, de Orientação Profissional e Escolar. O objetivo é fomentar nos alunos a reflexão sobre os mais variados referenciais teóricos utilizados na Clínica Escola Santa Teresa. É por meio das práticas vivenciadas na clínica que o aluno vislumbra suas escolhas, passeando pelas mais variadas áreas da Psicologia. A jornada tem mediação da professora doutora Katia Nahum.

A psicologia social se debruça sobre aspectos importantes, no que diz respeito às produções humanas, subjetividade e políticas da vida, evidenciando realidades no modo de pensar e sentir de cada indivíduo, na forma como é constituído, como ajuda a constituir a sociedade e como isso tudo é tecido.

“A VIII Semana da Psicologia fecha um ciclo de abordagens sociais, importantes na constituição do olhar do futuro psicólogo e também do cidadão comum. Vai além da ilusão de uma psicologia isoladamente clínica, descolada da dimensão social. O tema abrange políticas públicas e Direitos Humanos. A psicologia saiu há tempos do estereótipo biomédico e está na comunidade, nas empresas, no cotidiano”, pontua Marcello Santos, coordenador do curso de psicologia da Católica Salesiana.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira