Fé e emoção marcam a Santa Missa e Coroação de Maria Auxiliadora

“Celebramos com muito carinho e gratidão a Grande Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Maria está presente aqui, como está presente em nossas casas, nas nossas famílias. Celebramos de uma forma muito diferente, porém impregnada de carinho, gratidão, súplicas e bênçãos para toda a comunidade educativa e para o mundo. Estamos unidos em oração”, disse a diretora geral do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo e Faculdade Católica Salesiana, Ir. Carmelita Agrizzi ao iniciar a transmissão da Santa Missa e Coroação da Nossa Senhora Auxiliadora, ocorridas na sexta-feira (22), através do canal “Salesiana Macaé,” no Youtube.

Sem a presença do público e seguindo todos os protocolos de prevenção contra o Coronavírus, com poucos profissionais (fazendo uso de máscara e álcool em gel), a Missa, presidida pelo Padre Gleison Lima, teve apenas a participação das irmãs Carmelita Agrizzi, Aurélia Zandonadi e Maria das Graças Bazzoni. Assim, com o tema “Maria está em nossa casa,” toda a comunidade educativa pôde fazer suas orações e se conectar, através da mesma fé e emoção.

“Recorremos a Maria Auxiliadora para interceder diante de todas as pessoas que neste momento de pandemia buscam encontrar a cura do vírus e por todas aquelas que procuram meios para superar este tempo de incertezas e dificuldades. A Mãe Auxiliadora caminha conosco. Nós sabemos que Maria não é deusa, ela não quer ser adorada e nós não a adoramos. Simplesmente a reconhecemos como mãe. Mãe de Jesus, mãe nossa”- ressaltou Padre Gleison na homilia.

Cada segmento de ensino, cada setor administrativo e pedagógico, o Projeto Social Oratório Dom Bosco e a Católica Salesiana se fizeram presentes na cerimônia, através de cartazes em cada cadeira da capela, tocando de forma emocionante quem assistia à transmissão.

Ao final da Santa Missa, o sentimento de gratidão tomou conta de todos quando as irmãs salesianas realizaram a Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora e, quando, em seguida, o Padre Gleison concluiu a cerimônia com a Bênção de Nossa Senhora.

Maria está em nossa casa!

Durante todo o mês de maio, as famílias estão acompanhando de casa as homenagens a Nossa Senhora, de forma virtual, através dos canais oficiais do Colégio Castelo e da Católica Salesiana.

Todos os dias, pelas redes sociais, são repostadas fotos, que visam reviver as homenagens do Mês de Maria, promovidas ao longo dos anos. Do dia 13 ao dia 21 de maio, foi possível participar de uma grande corrente de fé e comunhão por meio da Novena Virtual, na qual as pessoas puderam fazer orações e acender uma vela virtual (com intenções), nos sites institucionais.

No dia 19 de maio, ocorreu a transmissão da reprise da Grande Festa de Maria Auxiliadora, gravada no dia 24 de maio de 2019. Além disso, o Coral Clave de Sol presenteou a comunidade educativa, através de vídeos, com belíssimas interpretações das canções “What a Wonderful World” (Louis Armstrong) e “Maria de Nazaré” (Pe. Zezinho), nos dias 14 e 21 de maio.

Também foi lançada uma playlist especial com uma seleção carinhosa de músicas para homenagear Maria Auxiliadora, no perfil do Spotify (que pode ser acessada pelo link https://spoti.fi/3bOLSm4).

No dia de Nossa Senhora Auxiliadora, 24 de maio, foi a vez dos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio fazerem sua homenagem a Maria, coroando Nossa Senhora, por meio de um vídeo exibido nas redes oficiais do Colégio Castelo.

A visita da imagem de Nossa Senhora às famílias também está acontecendo de forma virtual.

Toda a programação do Mês de Maria foi pensada para proporcionar às nossas famílias uma mensagem de fé e esperança em Maria Auxiliadora, que segundo Dom Bosco, está presente em nossa casa.

Fotografia: Paolla Itagiba e Divulgação