Docente da Católica Salesiana colabora com livros sobre saúde coletiva

O Professor e Mestre em Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, Rildo Santos Loureiro, é coautor de livros no qual são abordados os processos de trabalho na área da saúde e autocuidado.

O “Um exercício Micropolítico na Saúde: experiências e narrativas”, da Editora Autorale, traz relatos baseados nas referências de autores, a partir de experimentos e conceitos que vão além das palavras lidas ou escritas. Foram produzidos no processo de trabalho em saúde e no saber fazer ao vivo. Essa participação se deu pelo convite da Professora Titular Dra. Ana Abrahão, coordenadora do projeto e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde (NUPGES) da Universidade Federal Fluminense.

Já o livro “BIOHCS: bioética e espiritualidade” da Série Bioética da Editora CRV, apresenta, através de discussão e reflexão, três núcleos fundamentais a respeito da Bioética e Espiritualidade, trazendo o olhar interdisciplinar próprio do campo do Saber Bioético.

De acordo com o docente, o Grupo de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Interface “Tecendo Ideias”, vinculado à Faculdade Católica Salesiana, motivou sua participação nas publicações. “Foi uma experiência bastante enriquecedora. Tive o prazer de dividir também a coautoria com outros profissionais. Essa experiência me despertou o desejo de fazer a organização de um livro das produções científicas dos nossos alunos do curso de psicologia da Católica Salesiana. Já estamos em negociação para que isso aconteça nos próximos anos”, conta.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba