Depressão e suicídio são temas da IV Semana de Psicologia da FSMA

Universitários e profissionais de psicologia estiveram presentes na IV Semana de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – ocorrida nos dias 22 e 23 de agosto.

O tema principal desta edição foi “Quando Existir Dói”, abordando as questões relativas a depressão e suicídio. “O assunto desta semana tem preocupado todos os profissionais de psicologia porque a depressão é uma doença que tem atingindo muitos jovens e a ideia é fazer com que nossos alunos comecem a entender as possibilidades da sua profissão sobre esta questão”, salientou o coordenador do curso de Psicologia da FSMA, Marcelo Santos, ao lembrar que no próximo dia 27 de agosto comemora-se o dia do psicólogo.

Na terça-feira (22) o tema foi debatido por meio de uma mesa-redonda, conduzida pelos professores Nilda Sirelli, Vera Miranda e João Batistiole. Os participantes também assistiram a um curta metragem sobre o tema discutido e no intervalo tiveram foram surpreendidos por uma encenação de agressão física e psicológica entre um casal, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre a violência doméstica e aplicabilidade da Lei Maria da Penha.Semana de Psicologia site (1)

Durante sua fala, profissional Vera Miranda, falou da depressão e dos casos de suicídio relacionados as pressões e inseguranças na área organizacional. “No ambiente organizacional o sujeito, na maioria das vezes, não tem espaço para falar sobre suas angustias e suas subjetividades. As estatísticas mostram que no Brasil a cada dois dias um bancário tenta suicídio, fruto do esgotamento profissional e do stress. Para reverter isso é preciso que o sujeito encontre outras formas, laços e vínculos subjetivos além do trabalho”, explicou.

A IV Semana de Psicologia foi encerrado nesta quarta-feira (23) com a realização da III Jornada da Clínica Escola Santa Teresa, com relatos de experiência dos alunos-estagiários no Serviço de Psicologia Aplicada do curso de Psicologia da FSMA.

“Achei muito interessante trazer este tema para o debate, pois é um assunto muito atual. Temos visto muitas notícias de jovens cometendo suicídio e às vezes para as algumas pessoas isso não é tão compreensível. No que tange os relatos dos estágios é interessante para os novos alunos entenderem como é a realidade do atendimento em cada área da psicologia”, avaliou Raissa Barbosa Coutinho, do 10º período de Psicologia.

Foto: Moira Paula e Alysson Nogueira