Inteligência Artificial com aplicação direta na segurança de motoristas é foco de TCC

O “Estudo de otimização de inteligência artificial em dispositivo de segurança veicular para detecção de sono” foi o tema do elogiado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Engenharia da Computação da Faculdade Católica Salesiana, Lucas de Almeida Vieira, defendido em banca online.

O objetivo do estudo foi, justamente, o de propor um sistema de inteligência artificial capaz de operar um protótipo de sistema embarcado (microprocessado), caracterizado por uma câmera acoplada a um módulo Raspberry (um tipo de minicomputador aplicável à área, de baixo custo e do tamanho de um cartão de crédito), permitindo capturar imagens da face do condutor do veículo, reconhecendo-as quanto às expressões, a fim de caracterizar sonolência e soar alarmes de prevenção de acidentes.

De acordo com o estudante do 10º período, os testes desenvolvidos conferiam a proposição de um algoritmo de inteligência artificial capaz de capturar imagens em tempo real, detectar os contornos da face, em especial dos olhos, e assim julgar o grau de sonolência por métrica PERCLOS (método que avalia o percentual de fechamento dos olhos ao longo do tempo), gerando estatística confiável para alarmes. Entre os resultados, foram alcançadas importantes melhorias no desempenho do protótipo, tais como o aumento da taxa de captura de imagens, a redução do percentual de uso do processador, a diminuição do tamanho dos arquivos e memória do programa em execução, além de uma baixa taxa de erro no julgamento da sonolência (~ 11 %).

“Através da mediação do professor Irineu Lima, tive oportunidade de continuar e complementar o projeto de iniciação científica iniciado pelos estudantes Almerindo Abreu e Raphael Marques ainda em 2018, provocando discussões sobre uma possível melhoria de performance por meio da utilização de diferentes técnicas de programação e inteligência artificial. A base de conhecimentos adquirida foi de grande valia para o sucesso e conclusão do meu TCC. Ao todo, foram criados e treinados 40 diferentes modelos de inteligência artificial, culminando em dois modelos que apresentaram um acréscimo considerável de performance ao sistema de segurança veicular em dispositivo embarcado, sendo escolhido um deles para aplicação no módulo Raspberry”, revela Lucas ao acrescentar que foi uma ótima experiência defender o trabalho de forma remota, sendo assistido por amigos e parentes.

A banca online foi composta pelos professores DSc. Alan Galante, MSc. Vinícius Weiner de Paiva, MSc. Mauro Dias e pelo orientador do estudo, professor DSc. Irineu Lima, que por sua vez, ressalta que os testes de hardware, software e o desenvolvimento de técnicas que serviram de estruturação para o protótipo dos alunos Almerindo e Raphael puderam passar por melhorias de performance pelo sistema de inteligência artificial, concebido e apresentado pelo Lucas, ocasionando na considerável evolução da linha de pesquisa.

“O protótipo do sistema embarcado para prevenção de acidentes, contra o sono ao volante, foi criado por orientação e linha de pesquisa de iniciação científica ainda em 2018, gerando demandas de trabalho interessantes que culminaram na orientação de temas correlatos aos TCCs dos alunos envolvidos, o que é excelente sob o ponto de vista da pesquisa e formação profissional. O TCC do Lucas foi bastante elogiado pela banca de professores, trazendo uma reflexão sobre a importância das atividades promovidas pela Católica Salesiana no âmbito do fomento à pesquisa, com rica produção acadêmica para professores e alunos”, finaliza o professor.

Fotografia: Divulgação