Pré-sal: TCC avalia problemas na perfuração de poços                                      

Pré-sal: TCC avalia problemas na perfuração de poços                                    

Avaliar os principais problemas encontrados em perfurações de poços de petróleo na camada pré-sal pelo mundo foi o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes de Engenharia de Produção Igor Joanes Santana da Silva (9º período) e Jonathan Marcussi Tomaz Pinheiro (8º período).

O estudo desenvolvido como requisito de conclusão de curso da Faculdade Católica Salesiana e defendido através da banca online, pela Plataforma Microsoft Teams, surpreendeu os estudantes pela descoberta da similaridade dos problemas operacionais que ocorrem no pré-sal brasileiro e no pré-sal do campo petrolífero de Halfaya, no Iraque, como a presença de estreitas janelas operacionais, prisões de coluna e perda de circulação, por exemplo.

“Dentre os resultados alcançados no nosso TCC destacam-se a possibilidade de analisar os custos envolvidos nas operações de perfuração e o controle de poços, realizando também uma comparação dos índices produtivos entre as explotações onshore, offshore convencional e pré-sal que apesar de alcançarem milhões de dólares, apresentam receita lucrativa”, disseram os alunos, ao revelarem que o interesse na área de perfuração os levou à escolha do tema com foco no pré-sal.

O trabalho foi defendido pela Católica Online com uma banca composta pelos professores César Augusto Bastos e Warlley Antunes, além da presença do orientador e professor Rogério Soares. “Foi muito gratificante ter orientado os alunos Igor e Jonathan sobre este tema tão relevante, tendo em vista que o tempo operacional é muito valioso em uma plataforma, por isso a importância de estudar estes problemas de poços, ainda mais em regiões desafiadores como o pré-sal”, ressaltou Rogério.

“Devido ao cenário enfrentado atualmente, as aulas e a defesa online, bem como o apoio dos professores, coordenação, orientadores e banca, nos possibilitou manter nosso cronograma de graduação e ter uma qualidade excelente no TCC”, finalizaram Igor e Jonathan.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana