FSMA: alunos fazem visita técnica à ETE

Alunos das disciplinas de Sistemas de Tratamento de Águas e Efluentes I e II (7º e 8º períodos) do curso de Engenharia Ambiental da Salesiana realizaram visita técnica à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Mutum em Macaé.

visita-mutum_ver2

A visita proporcionou aos acadêmicos uma visão prática sobre operações e processos para tratar efluentes sanitários, temas estudados em sua teoria em sala de aula.

– Foi possível aprender mais sobre parcerias público-privadas comumente utilizadas nos serviços de saneamento básico e também conhecer a realidade da coleta e tratamento de esgotos no Município de Macaé e seus planos de expansão – explica o Professor Marcos César.

Durante a apresentação realizada pela equipe da Odebrecht Ambiental, que opera a ETE, foram abordados fatores que atrapalham a eficiência do tratamento realizado, como o descarte de óleo de cozinha e ligações de águas pluviais na rede.

– A ETE tem capacidade para tratar até 40 l/s de esgotos domésticos, ou seja: pode atender pelo menos 15.000 habitantes. É importante ressaltar que com a ETE Mutum em operação, deixa-se de lançar esgoto in natura na Lagoa de Imboassica, pois o tratamento realizado na estação atende a padrões exigentes contando com nível terciário de tratamento, responsável por remover nutrientes e organismos patogênicos – completa o Professor.

Outro aspecto importante, segundo ele, é que parte do esgoto tratado deixa de ser despejado da lagoa ao mesmo tempo em que a água potável deixa de ser consumida: parte do efluente segue para um tratamento diferenciado para a posterior reutilização em atividades cotidianas da própria Odebrecht Ambiental.

A visita técnica foi realizada no dia 17 de setembro.

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS