Setembro Amarelo: estudantes de Psicologia realizam ato de sensibilização        

Setembro Amarelo: estudantes de Psicologia realizam ato de sensibilização       

Visando conscientizar e sensibilizar sobre a prevenção do suicídio e alertar a comunidade acadêmica a respeito da realidade desse problema no Brasil e no mundo, estudantes de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – realizaram um ato próximo da Cantina, no último dia 11.

Os estudantes vestiram amarelo (cor predominante da campanha de sensibilização), empunharam cartazes com frases que indicam a vivência de quadros de depressão (uma das maiores causas de suicídio), ofereceram abraços e cantaram canções como “Pais e Filhos” e “Mais Uma Vez”, de Legião Urbana.

A Campanha Setembro Amarelo é organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2014. O dia 10 de setembro é a data destinada ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e no decorrer do mês as ações são intensificadas em órgãos públicos e particulares com o intuito de prevenir novos casos.

De acordo com a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas e a primeira medida preventiva é a educação, quebrando tabus e estimulando o diálogo. Dados apontam que atualmente, cerca de 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, aproximadamente 1 milhão de pessoas tiram a própria vida a cada ano, com uma morte a cada 40 segundos. Porém, os especialistas revelam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes, apontando como melhor caminho a prevenção por meio da escuta.

 

Texto e Fotografia: Moira Paula
Assessoria de Comunicação Salesiana