Psicologia: alunos ingressantes visitam Clínica Escola Santa Teresa

Psicologia: alunos ingressantes visitam Clínica Escola Santa Teresa

Os alunos do 1º período do curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) visitaram a Clínica Escola Santa Teresa, a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade e o Laboratório de Neuroanatomia e Neurofisiologia. A visita aconteceu na segunda-feira, dia 14, e foi conduzida pelo Coordenador do curso, Prof. Dr. Marcello Santos, que deu boas-vindas aos estudantes e falou sobre particularidades do curso: grade curricular, estágio, prova integrada, entre outras.

– É um momento importante, não só para introduzi-lo na instituição da qual faz parte, como também para que vivencie nesse acolhimento a atitude humanista preconizada pela salesianidade de nossa faculdade. Aproveito essa ocasião também para me apresentar e falar um pouco das peculiaridades do curso, oferecendo a proximidade com o novo aluno e mostrando nossos recursos, com os quais em breve terá contato e precisará ter certa familiaridade – afirmou o Coordenador do curso.

01

Na Clínica Escola Santa Teresa, os alunos foram recebidos pela Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), Profª Dra. Katia Nahum. A professora mostrou as salas de atendimento e falou sobre o trabalho que é realizado na unidade.

– Foi muito bom receber os alunos do primeiro período e explicar um pouco sobre o funcionamento da Clínica. No SPA, os alunos desenvolvem e aplicam as habilidades e competências adquiridas no decorrer do curso de Psicologia. O estágio é a primeira etapa do exercício profissional supervisionado e oferece a possibilidade de o aluno colocar em prática os conceitos teóricos aprendidos – explicou.

Através do SPA a Clínica oferece atendimento psicológico à comunidade, que é feito por alunos do 8º, 9º e 10ª períodos do curso de Psicologia, com a supervisão de membros do corpo docente. São atendidas crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias e grupos. Entre os serviços oferecidos está o de atendimento clínico individual ou em grupo, orientação profissional, que pode se estender a escolas e instituições em geral, saúde do trabalhador e práticas comunitárias.

No laboratório de Neuroanatomia e Neurofisiologia, os universitários puderam ter contato com as peças anatômicas de última geração que são destinadas para as aulas práticas, a fim de reforçar os estudos teóricos propostos nessa disciplina do curso. Na Biblioteca foram introduzidos às rotinas da mesma, com apresentação de seu acervo. Na clínica escola, conheceram suas dependências e seus serviços, o que normalmente gera uma sensação de perspectiva, quanto às futuras escolhas na trajetória acadêmica.

A aluna Ana Paula da Silva Ferreira ressaltou o acolhimento recebido e os recursos disponibilizados para os alunos.

– A Faculdade nos acolheu muito bem e nos oferece uma estrutura que corresponde às nossas necessidades: é um ambiente limpo e confortável. As salas são bem projetadas e climatizadas, e os professores são muito competentes. A Salesiana é muito bem conceituada – afirmou.

Para o aluno Raphael Miranda, a visita às instalações serviu como estímulo para o tempo de formação que terão pela frente.

– Na clínica, vamos vivenciar o que estamos estudando na sala de aula, tendo o respaldo da equipe de supervisão. E no laboratório, o manuseio das peças possibilitará maior compreensão dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas – conclui o aluno.

 

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS