Os desafios do empreendedorismo feminino são temas de Live               

Os desafios do empreendedorismo feminino são temas de Live            

As lições e características do empreendedorismo de sucesso feminino marcaram a Live “Elas Empreendendo”, promovida pela Faculdade Católica Salesiana na última quinta-feira, dia 25.

A Live com a participação das empreendedoras Renata Fragoso, da La Quitanda, e Sheila Juvêncio, da Juvêncio Produções, sob a mediação da tutora da Auge Consultoria e professora mestre Jaqueline Mateus de Moura,  debateu a presença da mulher nos negócios locais, os desafios das multifunções da mulher na atualidade com especial olhar para a mulher negra, a importância de empreender com afeto, as características da pessoa empreendedora, a importância de montar um equipe coesa e comprometida e a realização de network como ferramentas de sucesso, além das etapas necessárias ao funcionamento do negócio e das perspectivas de futuro no cenário atual.

“No primeiro momento não acreditei que daria conta de abrir a loja. Mas a gente logo aprende que não faz nada sozinho e investir nas pessoas, na sua equipe é fundamental. A La Quitanda só existe por causa das pessoas que lá trabalham. A loja nunca existiu, para mim, sem a maternidade, então sempre me dividi entre ser mãe, mulher e profissional. Assim, minha equipe é de suma importância, é quem faz as coisas acontecerem”, revelou Renata Fragoso.

Já para Sheila Juvêncio (ex-aluna da Católica Salesiana), além de uma equipe integrada, é preciso dar atenção à rede de contatos que podem ajudar a alavancar o negócio. “O network no nicho de eventos é muito necessário, pois é preciso conhecer fornecedores e prestadores de serviços que atendam a todos os públicos com os quais se vai trabalhar. A rede de contatos deve acontecer, inclusive, entre os clientes”.

“Para empreender antes de tudo é preciso ter paixão pelo que se faz. A pessoa empreendedora é um ser visionário e apaixonado, com características bem peculiares. Foi um bate-papo bastante enriquecedor e importante neste momento de transformações sociais e econômicas em que se faz não só necessário ter coragem de empreender, como também, para muitos, esta será uma realidade importante na retomada do mercado. Foi um prazer mediar a Live com duas grandes mulheres, corajosas, empreendedoras e que são exemplos para muitas pessoas por tudo o que representam”, pontuou a professora Jaqueline Moura.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana