Luta Antimanicomial: evento online acontecerá no próximo dia 18

Luta Antimanicomial: evento online acontecerá no próximo dia 18

O dia 18 de maio é marcado pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental. Para lembrar essa data, a Faculdade Católica Salesiana realizará, na próxima terça-feira (18), a 7ª edição da Jornada Antimanicomial. O evento será iniciado a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Católica Salesiana no Youtube, e no perfil oficial, no Facebook.

Com o tema “Do que é feita essa luta?”, a Jornada tem como objetivo evidenciar o Movimento da Luta Antimanicomial que se caracteriza pelo combate ao manicômio, à exclusão e à violência contra quem tem sofrimento psíquico.

Foi convidado para o encontro o mestre em Saúde Pública da Fiocruz de Pernambuco e Doutorando em Psicologia Social pela UFRJ,  André Vinicius Pires Guerrero. O psicólogo que coordena o núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, na Fiocruz de Brasília, falará sobre a questão da residência terapêutica, tendo como base seu caráter científico.

Outra convidada é a musicoterapeuta e palhaça Cristiana Brasil. Trabalhadora e ativista da Saúde Mental, atua há 11 anos no Grupo Roda Gigante, que tem como missão promover encontros saudáveis na sociedade, através da atuação da figura do palhaço na saúde, na arte e na educação.

Para o coordenador do curso de Psicologia da Católica Salesiana, Marcello Santos, o evento vem para reforçar o compromisso dos trabalhadores em saúde na luta contra os manicômios e o retrocesso que gira em torno do assunto. “É uma luta pela manutenção dos direitos humanos de quem sofre psiquicamente e contra a chamada “mercantilização da loucura”. Esses locais servem como verdadeiros campos de concentração, escondendo as pessoas da sociedade, como punição a quem tem sofrimento psíquico. Essa é uma luta da sociedade por seu marco civilizatório”, ressalta.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana