Jornada da Luta Antimanicomial da Salesiana discute a volta dos hospitais psiquiátricos                          

Jornada da Luta Antimanicomial da Salesiana discute a volta dos hospitais psiquiátricos                        

Estudantes, comunidade e interessados em saúde mental estiveram presentes na V Jornada da Luta Antimanicomial da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – na Sala Madre Colombo, nesta quarta-feira, 15.

Com o tema “A quem interessa a volta da indústria da loucura?”, os estudantes assistiram a uma apresentação de teatro do Grupo CRIA, contextualizando a realidade dos manicômios e promovendo a reflexão sobre o retorno dos hospitais psiquiátricos.

Em seguida, a plateia participou de uma mesa redonda com o psicólogo, especialista em Saúde Mental, mestrando em Saúde Coletiva e coordenador do CAPS Casa Verde – Mesquita-RJ, Ueslei Solaterrar, e com a psicóloga especialista em assistência a usuários de álcool e drogas, mestre em Clínica e Pesquisa em Psicanálise e professora da Faculdade Salesiana e da UFRJ/Macaé, Renata Sales Martins, sob a mediação da psicóloga, doutora em Estudos da Subjetividade e professora da Faculdade Salesiana, Poliana dos Santos Cordeiro.

“A Jornada é um momento que a gente construiu juntos, frisando a importância de reacender as discussões sobre a luta antimanicomial, e colocando em pauta a questão da volta da indústria da loucura com mais força do que nunca. Agradeço a todos que participaram deste dia”, disse Poliana.

Já o psicólogo, especialista em Saúde Mental, Ueslei Solaterrar, falou que “é uma alegria estar neste espaço de diálogo acadêmico, de troca de experiência, para a construção de um lugar mais positivo e mais afetuoso no que diz respeito a saúde mental”.

 

Texto e Fotografia: Moira Paula
Assessoria de Comunicação Salesiana