Homenagens a Maria Auxiliadora emocionam famílias do INSG e Católica Salesiana

As celebrações pelo dia da padroeira da Obra Salesiana se estenderam durante todo o mês de maio no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo e Faculdade Católica Salesiana. Durante a programação, foram realizadas diversas ações como acolhidas para as turmas do Ensino Fundamental e Médio, a visita permanente de Maria às casas das famílias, a Novena Virtual a Nossa Senhora e a tradicional Festa cujo tema foi “Maria, mãe da esperança” encerrando o ciclo de homenagens. O público participou, através das redes sociais no Facebook, Instagram, Spotify e Youtube.

Visita de Maria e Novena Virtual

O INSG/Castelo promovia as visitas às casas das famílias com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Neste ano, em um contexto um pouco diferente, o corpo diretivo realizou o sorteio das famílias que foram presenteadas com a imagem de Maria. As visitas permanentes aconteceram concomitantemente à novena virtual de Nossa Senhora Auxiliadora, entre os dias 12 a 21 de maio. Toda a Comunidade Educativa Salesiana foi convidada, unida em oração, a dar graças a Nossa Senhora, percebendo, através dos seus gestos, mensagens de fé e esperança. A novena foi conduzida pela Pastoral Escolar e Universitária, a partir do texto da Estreia de 2021, “Movidos pela esperança: ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap 21,5)”.

Grande Festa de Maria Auxiliadora

Com o número reduzido de participantes e respeitando os protocolos sanitários, a Grande Festa de Maria Auxiliadora aconteceu no dia 21 de maio, com missa solene, presidida pelo Padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antônio de Macaé, seguida de um emocionante momento em que Nossa Senhora Auxiliadora foi coroada. O ponto alto da festa contou com a presença de alguns alunos do 3º ano do Ensino Médio. Durante as boas-vindas, a Diretora do INSG, Ir. Carmelita Agrizzi, ressaltou a esperança vinda de Deus, com a intercessão de Nossa Senhora. “A esperança é a espera da presença de Deus. Hoje, mais do que nunca, precisamos ser semeadores de esperança. Cultivemos o olhar de esperança diante da vida, reforçando-o aos jovens do mundo inteiro. Não temos tudo em nossas mãos, mas estamos nas mãos de Deus, sobre o manto materno de Maria. Ela sabe bem o que significa ter confiança e esperar em Deus. O seu sim despertou esperança para a humanidade”, diz.

Todos os momentos foram transmitidos ao vivo, através do Youtube (https://youtu.be/Qm72qELOA_M).

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba