Eventos acadêmicos favorece conhecimento científico a toda comunidade acadêmica

Eventos acadêmicos favorece conhecimento científico a toda comunidade acadêmica

 Os Eventos de Extensão são atividades extracurriculares importantes na vida acadêmica dos alunos. Eles são ótimas oportunidades para encontrar pessoas interessadas por assuntos semelhantes, além de apresentar trabalhos e se atualizar. De acordo com a resolução 53/2016/CONEPE, os eventos acadêmicos são processos interdisciplinares, educativos, culturais, científicos e políticos que promovem a interação transformadora entre as universidades e outros setores da sociedade.

Para os nossos acadêmicos, trata-se de uma grande oportunidade de adquirir conhecimento diferente da sala de aula, ampliando os seus horizontes. Nesse sentido, a Faculdade Católica Salesiana proporciona um calendário acadêmico extenso e repleto de eventos, proporcionando ao aluno a oportunidade de uma participação ativa, inclusive na própria organização de muitos deles. Dentre os eventos da Católica Salesiana podemos destacar:

 

Fórum Artístico, Científico e Cultural

Considerado um dos eventos acadêmicos mais importantes do nosso calendário, o Fórum Artístico, Científico e Cultural acontece desde 2009 com o propósito de promover o diálogo e a reflexão sobre aspectos relacionados às áreas de ciência, arte e cultura dentro da realidade regional. A proposta é fazer a integração da universidade com a família e amigos, promover a ciência através da mostra de trabalhos e banners de iniciação científica, atrelada a arte e a cultura com apresentações diversas e painéis de debate. O evento é construído pelos alunos, que assumem o protagonismo na organização, planejamento e execução, sendo assim, um evento muito especial que sempre deixa um legado efervescente de troca de conhecimento, diversas manifestações culturais e espírito de fraternidade.

 

Seminário de Gestão Sustentável

Visando promover maior conhecimento para o corpo discente, docente e a sociedade como um todo, unindo cursos distintos para troca de ideias e experiências com oficinas, o Seminário de Gestão Sustentável é responsável por promover palestras e debates voltados ao tema da Sustentabilidade. Organizado exclusivamente pelos alunos da disciplina de Planejamentos e Gestão de Eventos, dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda da Católica Salesiana, ele aborda os assuntos que giram em torno da visão social e humana, a fim de que os jovens possam contribuir para a sustentabilidade nos dias atuais e no futuro.

 

Jornada da Luta Antimanicomial

 

O evento vem para celebrar a semana do Dia da Luta Antimanicomial, ocorrido no dia 18 de maio. Assim como em todas as suas edições, a Jornada traz até a academia, trabalhadores em saúde, usuários dos serviços e gestores, discussões afim de reafirmar o compromisso com a reforma psiquiátrica, movimento baseado nos Direitos Humanos pelo fim dos manicômios e com propostas humanizadas em saúde mental.

 

Festival de Talentos

Com o intuito de incentivar a produção cultural no âmbito da comunidade educativa, o Festival de talentos apresenta números artísticos de dança, teatro, poesia, música, artes plásticas e qualquer outra forma de expressão artística oriunda dos atores da Católica Salesiana, como professores, alunos e funcionários. É um espaço de congraçamento, diversão e encontro das pessoas da faculdade. O festival acontece no fechamento dos semestres letivos e é aberto a todos os cursos.

Semana da Psicologia / Jornada da Clínica Santa Teresa (SPA)

É o evento mais tradicional realizado pelo curso de Psicologia que acontece desde 2010. Inicialmente sendo chamado de Jornada de Psicologia, ele é marcado por um debate acerca de assunto relevante e atual em Psicologia. Em seu segundo dia, ocorre a Jornada da Clínica Escola Santa Teresa, cuja a organização é do Serviço de Psicologia Aplicada da Católica Salesiana. Nele os estagiários da etapa profissionalizante fazem relatos de suas práticas, apresentam fundamentações teóricas e exibem toda a produção científica do curso de Psicologia da FCSMA.

 

Jornada das Engenharias

Concebido pelos Coordenadores das Engenharias da Faculdade de forma a congregar esses cursos, a Jornada das Engenharias amplia as fronteiras dos temas abordados, envolvendo maior quantidade de estudantes em atividades profissionais e empresas. A primeira edição foi realizada em 2015. Devido ao sucesso, se consolidou como evento anual chegando em sua sexta edição. Como destaques na programação são contempladas palestras de especialistas, mostras de trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso, discussões com representantes de empresas, mesas redondas, conversas com egressos, atividades com professores da casa, dentre outras. Também costuma contar com uma palestra magna de abertura, da qual já participaram profissionais destacados do mercado de Óleo e Gás.

 

Dia do Administrador

Comemorado no dia 09 de setembro tradicionalmente há 17 anos, o curso de Administração convida palestrantes que tragam conteúdo atual e que possam agregar conhecimento aos nossos alunos. O curso de Administração oferece várias opções de carreiras e empresas para trabalhar, ou até mesmo um caminho diferente com o empreendedorismo em que é possível o egresso iniciar seu próprio negócio. Nesse contexto, o Dia do Administrador tem como objetivo promover a interação dos alunos com profissionais de sucesso, o que irá fomentar o empreendedorismo e a inovação nos negócios em nossos futuros administradores.

Prêmio Criatividade Publicitária

Em 2017, o curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda instituiu o Prêmio Criatividade Publicitária, com objetivo de incentivo à criação publicitária. Voltado para alunos de todos os semestres, é também aberto a todos os interessados de todos os cursos da Faculdade Católica Salesiana de Macaé. Tradicionalmente os concursos de criação publicitária têm o potencial de motivar os alunos de Comunicação Social, estimulando a criatividade e o comprometimento acadêmico. O Prêmio Criatividade Publicitária foi interrompido durante a pandemia de covid-19, com pretensão de retorno em 2022.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana