Estudante da Católica Salesiana é aprovada para curso de mestrado da UNIRIO

Com todas as etapas do processo seletivo concluídas e aprovação para ingresso em 2021 para o curso de mestrado em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, a estudante de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana, Marcela Rocha, já está se preparando para a nova etapa acadêmica.

Concluinte do curso, Marcela defendeu sua monografia no segundo semestre de 2019 com nota dez da banca, apresentando uma pesquisa sobre a ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial como produtores de subjetividades no Brasil, causas de adoecimento e sofrimento psíquico na população preta.

“A Marcela sempre foi uma aluna muito dedicada e engajada e assim, ela coordena o projeto “Leituras Pretas: formação antirracista”, que tem a minha supervisão. É um grupo que acontece neste momento online, trazendo debates e reflexões riquíssimas acerca da luta antirracista, perspectiva muito importante para a Psicologia. Estamos muito felizes com esse momento dela, onde, ao findar um ciclo, que é a graduação que agora conclui, inicia já uma nova caminhada na área de pesquisa e magistério”, disse o coordenador do curso de Psicologia da Católica Salesiana, Marcello Santos.

No programa de pós-graduação da UNIRIO, Marcela vai atuar na linha de pesquisa “Memória, Subjetividades e Criação”, pesquisando a respeito da escravidão, enquanto trauma social e suas consequências psíquicas, sendo a memória desse trauma transmitida de geração em geração.

“Além do bom resultado na minha monografia, eu também já publiquei um artigo sobre o tema na revista “África e Africanidades”, tive a mesma pesquisa aceita para o XI COPENE (Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as), que acontecerá em maio de 2021. Agora recebo esta grata aprovação na UNIRIO. A verdade é que eu me apaixonei pela minha pesquisa e decidi dar continuidade por entender sua pertinência científica, além de assumir o compromisso ético e social que o Código de Ética Profissional do Psicólogo evoca”, salientou Marcela, completando que “todos os professores da Católica Salesiana contribuíram para a profissional que estou me tornando, entretanto, preciso destacar o apoio dos professores Poliana Santos, Marcello Santos e Rildo Loureiro. Agradeço em especial a eles por incentivarem o pensamento crítico, pela disponibilidade em me atender, independente do tempo, por acreditarem no meu potencial e nos meus projetos”.

Fotografia: Divulgação