Destaque Acadêmico: premiação valoriza atuação de alunos

Ter acesso a uma formação integral é papel das instituições de ensino superior brasileiras. Em contrapartida, os universitários precisam demonstrar dedicação e comprometimento durante as aulas e atividades extracurriculares, aproveitando ao máximo o que o curso tem para oferecer. Isso inclui também a frequência, pois a cada aula perdida os estudantes deixam de internalizar conteúdos fundamentais para a sua carreira.

Incentivar o aluno, através de ações que estimulem a frequência às aulas e o engajamento nas atividades, sempre foi uma das propostas da Faculdade Católica Salesiana. Assim, surgiu em 2015 o Prêmio Destaque Acadêmico, com o objetivo de reconhecer o desempenho dos nossos alunos da graduação. A apuração é feita semestralmente com os estudantes que atendem aos critérios estabelecidos no edital do prêmio. Um dos principais é a média das notas que obtiverem nas disciplinas cursadas naquele semestre, ou seja, os CR (coeficientes de rendimento).

Por seis vezes consecutivas, Kaio da Silva Pimentel Figueiredo foi destaque acadêmico durante sua graduação em Engenharia de Produção. Ele relembra a felicidade que foi ter recebido o prêmio na época. “Essa conquista me incentivou e criou uma vontade ainda maior de continuar estudando e me esforçando para ter boas notas. Como consequência, terminei a faculdade com um coeficiente de rendimento de 9,6 pontos. Esse programa criado pela Salesiana é, sem sombra de dúvidas, incrível, promovendo aos alunos o reconhecimento por todo o esforço feito durante o semestre”, conta.

“O Mérito Acadêmico é de suma importância, pois valoriza e reconhece todo esforço ao longo da trajetória do aluno em seu período na faculdade. Durante a graduação, tive o privilégio de ser contemplada três vezes pelo notável desempenho no curso de Engenharia Química, durante o primeiro semestre letivo de 2017 e no primeiro e segundo semestres letivos de 2018”, explica a ex-aluna Yasmim Monteiro Cordeiro.

Ao incentivar o aprendizado e conseguir que o aluno obtenha boas notas, a Faculdade Católica Salesiana coloca o estudante cada vez mais próximo do mercado que, nos dias atuais, torna-se mais competitivo. Tratando-se do meio acadêmico, é fundamental ter boas notas para conseguir uma bolsa de mestrado e/ou doutorado. A vice-diretora acadêmica da Católica Salesiana, Ana Cristina Lousada, uma das idealizadoras do prêmio, destaca a importância dele para a trajetória acadêmica dos alunos. “Nós nos sentimos muito felizes ao saber que esta celebração é mais um resultado do cumprimento do Projeto Pedagógico Institucional, no qual firmamos um compromisso com a aprendizagem. Entendemos que o Prêmio Destaque Acadêmico enriquece a caminhada dos nossos estudantes”, conta.

Guilherme Oliveira de Lima é estudante de psicologia e conta que ficou surpreso ao receber um telefonema informando o primeiro lugar no prêmio. “Essa ideia de contemplar os alunos e mostrar o bom desempenho nos motiva ainda mais a garantir um bom desempenho. Fico muito feliz por isso e por ter essa responsabilidade”, ressalta.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção, André Manzela, conta que a concorrência passou a ser acirrada entre os alunos, para conseguirem um bom desempenho nas premiações. “A ‘disputa positiva’ rendeu bons frutos: ‘Professor, eu não posso perder este décimo, pois vou ficar fora da corrida pelo Destaque Acadêmico’, ‘Terei de estudar ainda mais neste fim de semana, pois neste semestre eu vou ganhar o Destaque Acadêmico’, (sic.) O conhecimento liberta o ser humano e a Católica Salesiana vem, com destaque, dando sua grande contribuição”, finaliza.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira