Debate sobre literatura e existência foi tema do “Tecendo Ideias”

O grupo de Pesquisa “Tecendo Ideias” do último sábado (20) recebeu Pedro Dorneles Filho. O doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, partilhou o tema “Existir, sentir e experimentar o mundo: reflexões a partir de textos de Clarice Lispector e Fernando Pessoa”. Na ocasião, o grupo conversou como que a arte literária é capaz de nos convocar ao debate sobre o ser e estar no mundo atual.

“Em tempos pandêmicos, de desestabilidades diversas, seja no plano físico, mental, econômico, político ou social, é de grande relevância nos reunirmos em torno da ‘lareira da literatura’ para nos aquecermos com reflexões sobre a engrenagem da nossa humanidade”, destaca Pedro.

A reunião aconteceu pela Plataforma online da Microsoft Teams e foi mediada pelo coordenador do grupo e professor mestre da Católica Salesiana, Rildo Loureiro.

O Grupo de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Interfaces (GPPSI) – O Tecendo Ideias – é formado por alunos e professores do curso de Psicologia e outros cursos da Faculdade Católica Salesiana, e já existe há mais de dois anos. As rodas de conversa acontecem mensalmente de forma online, sempre com a presença de convidados. O grupo promove troca de experiências e conhecimento de forma produtiva e ética.

Texto: Alysson Nogueira