Capacitismo é tema da Jornada Antimanicomial, da Católica Salesiana

Capacitismo é tema da Jornada Antimanicomial, da Católica Salesiana

O preconceito contra as pessoas com deficiência será o assunto central da Jornada da Luta Antimanicomial, promovida pelo curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé. O evento presencial acontecerá na próxima segunda-feira (16), a partir das 18h30min, no Auditório Maria Léa Ramos.

O evento, que está em sua oitava edição, tem como objetivo evidenciar o movimento da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pelo combate aos manicômios, à exclusão e à violência contra quem tem sofrimento psíquico.

Este ano, a jornada traz uma discussão importante sobre capacitismo, que é a discriminação contra as pessoas com deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial. Para a mesa redonda, foram convidados representantes das seguintes entidades: APAE, Pestalozzi, Portadores da Alegria e Sentrinho, sob mediação da Professora Msc. Gilzete Passos. Haverá também exposição de trabalhos, dinâmicas e apresentações artísticas de alunos da APAE.

“A condição do indivíduo torna-se um obstáculo para o desenvolvimento dessas pessoas, além de sua inclusão social, perpetuando assim desigualdades sociais. Com esse encontro, pretendemos aproximar o futuro psicólogo de questões como os estereótipos, a falta de empatia, a carência de espaços acessíveis e adaptáveis, sensibilizando no combate aos efeitos desse tipo de preconceito”, explica o coordenador do curso de Psicologia da Católica Salesiana, Marcello Santos.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana