Bate-papo com profissionais enriquecem o conhecimento dos alunos

A disciplina de Psicologia e Saúde Pública, ministrada pela professora MSc. Emanuela Nunes, recebeu no mês de outubro a visita de profissionais de renome, a fim de “bater um papo” e contribuir para a aprendizagem dos alunos da Católica Salesiana.

Esteve presente a psicóloga do Hospital Público Municipal de Macaé, Cynthia Maria da Costa Losada, que falou sobre sua trajetória dentro do serviço público e sobre os desafios e criações da psicologia no cotidiano do hospital. Também esteve presente o prof. Dr. Helvo Slomp Júnior, médico homeopata, psiquiatra e professor do Instituto de Ciências Médicas do Centro Multidisciplinar da UFRJ/Macaé e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ. O profissional colaborou, por meio de compartilhamento de experiências, acerca de cuidados em saúde.

De forma remota, Karla Santa Cruz Coelho, professora do curso de medicina e do Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde da UFRJ, conversou sobre Sistemas de Informação em Saúde. Em sua fala, Karla falou sobre os SIS, que para muitos é desconhecido e, no entanto, aborda sua importância para a saúde e epidemiologia, além de clarificar sobre os trabalhos feitos na cidade de Macaé durante a pandemia, abrindo mais uma vez os horizontes de atuação na saúde.

“É muito importante os alunos poderem ter contato com profissionais e pesquisadores da saúde pública, pois as experiências ampliam as possibilidades de aprendizagem, potencializando, assim, sua formação. Esses pesquisadores e trabalhadores trazem toda sua riqueza, diversidade e experiências”, explica a professora Emanuela Nunes.

A aluna Laís Martins de Oliveira ressalta que encontros como esse são importantes para a formação acadêmica. “Dessa forma, é possível perceber que o diálogo interdisciplinar nos permite aprendizagem, além de outros afetos”, finaliza.

Texto: Alysson Nogueira