“Aproveitar as oportunidades” foi tema de palestra do Tecendo Ideias

Mantendo as rodas de conversas online do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Interfaces (GPPSI) – Tecendo Ideias, no último sábado aconteceu a palestra ministrada pela mestra em Ciências Ambientais e doutoranda em Biologia da Universidade de Aveiro em Portugal, Letícia Brito.

Com o tema “Faça o melhor que pode com aquilo que você tem”, os estudantes de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana e convidados de Portugal dialogaram sobre as oportunidades que se apresentam na vida de todos e sobre o quanto cada um está disposto a aproveitar, acreditar e se dedicar.

Nesta ocasião a ideia foi, segundo o coordenador do Tecendo Ideias, o Professor MSc Rildo Loureiro, trazer um tema motivacional, mostrando que nem todos têm as mesmas oportunidades, mas que é preciso fazer bom uso das que se apresentam, sobretudo em tempos desafiadores como o que a humanidade está passando neste momento.

No âmbito da educação, Letícia Brito ressaltou que segundo dados do IBGE 2010, apenas 7,9% dos brasileiros chegam à universidade e que somente 2% de mulheres brasileiras chegam ao doutorado, revelando a desigualdade de acesso às oportunidades.

“Mas aprendi duas lições importantes na Universidade. Uma é que “enquanto somos estudantes podemos fazer muitas coisas” e a segunda é que “se você tem a oportunidade de estudar, sente-se e estude”. Sempre tive dificuldade de entender a matéria e adorava procrastinar, até hoje faço um pouco disso, mas a persistência e a fé (acreditar que aquilo é possível) sempre me ajudaram a chegar onde queria. Compreendi que o limite para os nossos sonhos somos nós mesmos que muitas vezes determinamos. É claro que nem todos dispõem das mesmas oportunidades, mas quando dispomos, precisamos agradecer e saber aproveitar aquilo que chegou até as nossas mãos. Agora eu lhes pergunto: o que vocês têm feito com as oportunidades que apareceram nestes últimos tempos? Estão dando o seu melhor?”, pontuou a palestrante.

Fotografia: Divulgação