Visita à Fábrica da Itaipava tem como foco a produção

No último sábado, dia 09 de dezembro, universitários do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – visitaram a Fábrica da Itaipava, em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio Janeiro.

Visando conhecer como se dá o processo de produção da referida cerveja, a visita técnica ocorreu como atividade prática da disciplina de Planejamento e Controle de Produção, ministrada pelo professor Felipe Cerchiareto. “A visita técnica é importante demais, porque o aluno consegue perceber na prática todas as orientações teóricas que tiveram acesso durante o período letivo. Os estudantes puderam ver, entre tantas coisas, o que é um gargalo de produção, problemas de produção e a solução imediata deles, além do sistema de produção em massa funcionando, que é diferente do processo de cerveja artesanal, que eles visualizaram na ‘Show de Bola’(cervejaria artesanal de Macaé)”, salientou o professor.

“A viagem foi uma grande experiência onde conseguimos deslumbrar o que foi estudado neste semestre. Na fábrica pudemos ver como funciona alguns aspectos da mesma, um olhar diferente das empresas da região. Vimos elementos como: estoque, supermercado de produção e o sistema Kanban. Além disso, foi uma oportunidade de reforçar os laços de amizade com os colegas de turma e acrescido um inestimável valor na minha formação profissional”, avaliou o estudante, Luiz Carlos Flôres Júnior.

A Itaipava é uma das cervejas produzidas pelo Grupo Petrópolis, que atualmente é a segunda maior cervejaria do Brasil com capital 100% nacional. Produz bebidas alcoólicas e não alcoólicas em quase todo o território nacional, por meio de sete fábricas distribuídas nas seguintes cidades: Petrópolis/RJ, Teresópolis/RJ, Boituva/SP, Bragança Paulista/SP, Rondonópolis/MT, Alagoinhas/BA e Itapissuma/PE.