Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento de sistema de ensino a distância                  

Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento de sistema de ensino a distância               

A partir da admiração pelas plataformas de ensino a distância, o estudante de Engenharia da Computação da Faculdade Católica Salesiana, Thiago Cunha, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Desenvolvimento de um software de suporte para ensino a distância – SIED”.

De acordo com o estudante, o principal objetivo foi apresentar um software que auxilie no processo de ensino-aprendizagem neste momento de isolamento social. A Plataforma customizável (qualquer instituição ou organização pode personalizar a plataforma de modo a atender sua demanda), e de código aberto, usa linguagem de programação como Java e Javascript, unindo diferentes ferramentas em um só lugar como YouTube e o Zoom (para aulas ao vivo), por exemplo, bem como dispõe de disqus para interatividade com o usuário.

“O ensino a distância (EAD) é uma das grandes ferramentas de democratização do conhecimento, pois dá ao indivíduo a possibilidade de aprender a qualquer hora, em qualquer lugar, com a orientação de professores e interagindo com outros alunos, desde que disponha de dispositivo digital e acesso à internet. A pandemia da Covid-19 colocou todos os estudantes e professores na modalidade de ensino remoto, levando-os a buscarem uma disciplina de estudo diferente da que usa no modelo de educação presencial”, pontua Thiago, explicando que pretende melhorar o sistema, especialmente sua interface interna, adicionando novas funcionalidades, bem como o uso de tecnologias que possam auxiliar ainda mais todo o processo de ensino-aprendizagem.

O coordenador do curso de Engenharia da Computação, professor mestre Mauro Dias, um dos analisadores da banca, juntamente com o professor mestre Vinícius Weiner e do orientador, professor doutor Alan Galante, ressaltou que o ensino híbrido está cada vez mais presente no Brasil e no mundo. “Acredito que, devido ao fato de  cada vez mais a internet ser inserida na vida das pessoas, a utilização de novas tecnologias na educação, tais como simulação, gamificação, ensino híbrido, realidade aumentada, robótica e inteligência artificial, está mais difundida no Brasil e no mundo, e o trabalho do Thiago vai totalmente ao encontro dessa nova realidade”, disse.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana