TCC aborda a motivação de trabalhadores do mercado onshore e offshore              

TCC aborda a motivação de trabalhadores do mercado onshore e offshore           

Identificar os fatores motivacionais de colaboradores que atuam na indústria de petróleo, em terra e no mar, foi o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nota 10 do estudante de Administração da Faculdade Católica Salesiana, Leandro Oliveira Rios.

Com o título “Motivação nos setores onshore e offshore: caminho para o alto desempenho da Empresa Beta no mercado de petróleo e gás em Macaé/RJ”, Leandro  defendeu seu TCC de forma virtual pela Católica Online, através da Plataforma Microsoft Teams, tendo como orientadora a professora Julia Franco, como coorientadora, a professora Anirian Cristiane Unghar, além da coordenadora do Curso de Administração, Silvia Cecília Lourenço, que assistiu à defesa como convidada.

O estudo levou em consideração as frustrações de trabalhadores por não ocuparem uma vaga offshore, buscando compreender quais fatores são necessários para despertar a motivação nos colaboradores que atuam de modo onshore.

“Após a conclusão do TCC, pude perceber o importante papel do líder como um profissional capaz de identificar os fatores motivacionais dos seus liderados, com foco no desenvolvimento do trabalho em equipe, na conclusão de projetos e alcance de metas. Com isso, foi fácil entender também o papel estratégico da Gestão de Pessoas para integrar os objetivos dos indivíduos aos da organização”, explicou o estudante, informando que o maior desafio foi dar continuidade à pesquisa de campo com o declínio de postos de trabalhos na Bacia de Campos entre 2016 e 2018.

Sobre a experiência de defesa do TCC de forma online, Leandro ressaltou que “foi uma ótima experiência, pois o Teams é uma ferramenta bem completa, que permite o compartilhamento de telas em tempo real pela nuvem, além de chamadas por voz ou vídeo”.

 

 

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana