Projetos Sociais: compromisso com a sociedade macaense

As instituições salesianas de Educação Superior, assim como as demais obras, atuam no campo dos Projetos Sociais para oferecerem desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e de dignidade para crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, de exclusão e de violência.

Guiados pela missão de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, dada por São João Bosco, a Faculdade Católica Salesiana de Macaé acredita que o trabalho voluntário é fundamental para a sociedade e para a formação de seus universitários que adquirem muitos aprendizados e transformações. A participação em projetos sociais é um grande diferencial para o jovem universitário, pois pode despertar a alegria de fazer o bem e ajudar aos necessitados. Assim, a partir do estágio em Psicologia Social Comunitária, o aluno, além de se capacitar nessa modalidade de trabalho, também pode contribuir para uma sociedade mais igualitária e sustentável, o que certamente marcará sua trajetória de vida.

O Coordenador do curso de Psicologia e supervisor do estágio profissionalizante de Psicologia Comunitária, Marcello Santos, é mentor e responsável pela maioria dos projetos sociais da nossa instituição nos últimos anos. Segundo ele, a importância desse tipo de trabalho, em sua maioria, é conduzida pelos estagiários que ainda estão na graduação. “Essa experiência em campo desenvolve percepções estratégicas sobre a vida e sobre o cotidiano, tão úteis ao futuro psicólogo. Essa lente sensibiliza o futuro profissional ao fenômeno psicológico, à sua fundamentação teórica e ao vínculo relacional, à poesia dos encontros e dos desencontros, aos sonhos, crenças, construções e às querências da vida”, pontua Marcello.

Ainda nesse contexto, muitos projetos sociais foram desenvolvidos na Católica Salesiana, capitaneados pela Psicologia Comunitária em nossa caminhada:

Capacitação de voluntários para trabalho comunitário – ação desenvolvida na ONG Casa do Abraço – Morro São Jorge e Ilha Leocádia. Lá, os estagiários lecionam sobre assuntos como a Psicologia do Desenvolvimento, gênero e relações interpessoais.

Projeto “Papo Com Café” – Capacitação de voluntários para trabalho comunitário e Grupo terapêutico de mulheres em parceria com a Amaralinha – Associação de Moradores e Amigos da Favela da Linha. Os alunos lecionam e promovem roda de conversa de mulheres. O papo com café é um grupo de acolhimento e debates sobre o mundo feminino.

Rodas de conversas comunitárias (pais e profissionais) – desenvolvido com a ONG POSCRIS (Malvinas) – As rodas de conversa, promovidas por estagiários, trazem questões e dúvidas dos pais sobre suas crianças e de acolhimento de questões dos profissionais da ONG.

Programa “Nova Vida” – parceria estabelecida entre a Católica Salesiana e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Macaé para o Treinamento e Capacitação dos jovens inseridos no programa. O objetivo é de desenvolver um trabalho de treinamento e capacitação dos jovens inseridos no Programa. Trata-se de um projeto em que a Católica Salesiana fica responsável pela realização de minicursos cujo foco é o desenvolvimento pessoal e profissional, além de testes vocacionais para os participantes.

Projeto “Papo Reto” – Desenvolvido com os jovens do Programa “Nova Vida”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, da Prefeitura Municipal de Macaé. São oficinas psicopedagógicas com jovens aprendizes, sobre sexualidade, trabalho, álcool, perspectivas de vida e comportamento em geral.

Projeto “Refletir’ – Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a Fala Mulher e a CEAM. Trata-se da formação de um grupo de homens envolvidos em situação de violência doméstica. São oficinas psicopedagógicas, refletindo sobre a violência de gênero e o machismo, desenvolvidas por professores e estagiários do curso de Psicologia.