Pequenas ações, grande proximidade

Pequenas ações, grande proximidade

Viver a proximidade com a vida cotidiana da comunidade universitária num relacionamento fraterno crescente. Esse foi o grande objetivo das ações promovidas pela equipe da Pastoral Universitária da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, junto aos universitários, professores e direção acadêmica, durante os meses de outubro e novembro.

A atividade foi em torno dos movimentos mundiais de saúde “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, campanhas criadas para nos lembrar que a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e o de próstata são essenciais para evitar a alta mortalidade de mulheres e homens acometidos pela doença.

A equipe da Pastoral Universitária organizou uma acolhida diferenciada aos alunos e alunas da faculdade, em dois momentos simples e especiais, para sensibilizar sobre a importância das campanhas. No dia 25 de outubro, o grupo vestiu-se de rosa e preparou uma recepção ao som de música ao vivo, cantada pelo professor Marcello Santos.

Os acadêmicos receberam um laço cor-de-rosa e uma frase numa flor com palavras de incentivo ao autocuidado e à prevenção da doença. “Já que falamos de prevenção, é preciso trocar ideias com os jovens, incentivar o cuidado do corpo e da saúde. Quanto mais informação, incentivo e apoio eles receberem, mais resultados teremos com essas campanhas”, afirma a professora Jônia Quédma, coordenadora da Pastoral Universitária.

Para o “Novembro Azul”, uma ação semelhante foi realizada no dia 08 de novembro, dessa vez direcionada aos alunos, com informações básicas sobre a doença e cuidados na sua prevenção.

De acordo com a diretora geral da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, Irmã Carmelita Agrizzi, a vida clama por cuidado. “Tudo isso é cuidar da Casa Comum, como diz o Papa Francisco. Dom Bosco tem essa preocupação e nos direciona às nossas ações. Por isso nos encontramos semanalmente, para sermos presença de alegria e acolhida a todos e todas”, explica a diretora, referindo-se aos encontros da equipe todas às terças-feiras, momentos em que as atividades são preparadas e organizadas.

Texto: Jônia Quédma e Alysson Nogueira
Foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana