Live reflete sobre a “Importância do diploma de Jornalismo”                      

Live reflete sobre a “Importância do diploma de Jornalismo”                   

Na última terça-feira, 18, o Coletivo dos Jornalistas de Macaé e Região promoveu uma Live em seu Instagram sobre a “Importância do diploma de Jornalismo”. Na oportunidade, a jornalista Andréa Pessanha mediou o bate-papo que teve a participação do coordenador do curso de Comunicação Social da Católica Salesiana, Cassiano Simões.

A mediadora ressaltou que há 11 anos o Supremo Tribunal Federal decidiu por 8 votos a 1 que o diploma de jornalismo não seria mais obrigatório para o exercício da profissão e que além de ter sido uma perda para os já formados, também trouxe impactos na formação de novos profissionais, uma vez que a oferta de mestres e de cursos de graduação na área sofreram com a mudança na lei.

Já o publicitário e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, Cassiano Simões, ressaltou que os grandes grupos de comunicação e imprensa, bem como as grandes corporações, continuam prezando pela contratação de profissionais diplomados.

“A grande questão não está na exigência do diploma, mas sim na importância da conquista do mesmo. O jornalista que não passa pelos bancos da academia está fadado a não adquirir a sensibilidade ética da profissão e a não desenvolver todas as habilidades e competências que a atividade exige. De um modo geral, os jornalistas formados sentem muito a perda dessa exigência. Na Católica Salesiana, nós buscamos reformular a matriz curricular dentro das demandas dos novos tempos, mas a procura pelo curso ainda é muito baixa”, disse Cassiano, reforçando que a profissão do jornalista é primordial para a liberdade de expressão e informação, com grande importância para a sociedade.

Texto: Moira Paula

Arte: Coletivo de Jornalistas

Assessoria de Comunicação Salesiana