Irmã Terezinha Ambrosim visita Faculdade Salesiana

A Faculdade Católica Salesiana recebeu a visita da Inspetora Ir. Teresinha Ambrosim, responsável pela Inspetoria Brasil Madre Mazzarello. Ela foi recepcionada na última quarta-feira (07) pelas irmãs salesianas, Carmelita Agrizzi, Maria das Graças Bazonni e Aurélia Zandonadi. A Inspetora caminhou pelas instalações do Instituto Nossa Senhora da Glória e conheceu um pouco mais do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos estudantes do Colégio Castelo e da Católica Salesiana. Sempre carismática, Ir. Teresinha recebeu o acolhimento dos educadores que se encontram na modalidade presencial e remota.

“Já visitei o INSG em outras oportunidades. Agora sendo inspetora, a gente tem outro olhar. Nesta visita a gente percebe uma instituição de ensino dinâmica, com os espaços organizados neste pré e pós-retorno às aulas. Eu creio que foi um aprendizado muito grande, se refazendo no modo de acolher e ao mesmo tempo, no modo de educar. O INSG está de parabéns, em manter o lugar agradável e conservar uma leveza. Isso é muito importante”, destaca.

Esta é a sua 29ª inspeção às obras salesianas que constituem atualmente a nova Inspetoria Brasil Madre Mazzarello. As atividades englobam os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal. De acordo com a Inspetora, esta é uma fase de conhecimento e de reconhecimento dos ambientes.

“Em todo lugar que passo encontro uma Educação Salesiana muito viva e de modos diferentes. A grande novidade do nosso trabalho inspetorial, agora de modo ampliado, são as missões indígenas da região Centro-Oeste, que até então eram uma incógnita devido a sua vasta cultura e desafios. O Papa Francisco vem nos convidar, por meio do Pacto Educativo Global, a juntar forças para que possamos aprender e ensinar, unindo o conhecimento e somando forças com outras irmãs e educadores”, conclui.

Nos próximos dias, Ir. Teresinha Ambrosim visita o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora em Campos dos Goytacazes/RJ, depois, irá para o Projeto Crescendo Juntos, obra social que atende dezenas de famílias e jovens na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba