Coordenação: Mauro Dias de Carvalho, MSc.
Currículo Lattes

Duração: 5 anos

FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
O

curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora habilita o futuro profissional a trabalhar em campos de atuação da Engenharia Ambiental e Sanitária, conforme discriminados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) por intermédio da Resolução n° 1010/2005.
Enquanto engenheiro sanitarista e ambiental o egresso estará envolvido com a avaliação de qualidade de águas, projeto, operação e controle de sistemas de abastecimento e tratamento de água, de coleta e tratamento de águas residuais (esgoto), de operação e monitoramento de aterros sanitários e de gerenciamento de resíduos sólidos. Também atuará no aproveitamento, proteção, monitoramento, manejo, gestão, e preservação de recursos naturais; recuperação de áreas degradadas; remediação de ambientes contaminados e prevenção e recuperação de processos erosivos.  Cabe ainda ao engenheiro sanitarista e ambiental a atuação na prevenção de desastres ambientais; licenciamento ambiental; adequação ambiental de empresas; monitoramento ambiental; avaliação de impactos ambientais e elaboração de ações mitigadoras e controle de poluição ambiental.
O curso oferecido pela FSMA permite formar um profissional com competência para atuar tanto em grandes centros urbanos  como também em pequenas cidades, além do meio rural e em áreas industriais. Devido à sua localização em Macaé (Capital nacional do petróleo) o curso da FSMA dedica especial atenção à preparação dos estudantes para atuarem nas áreas relacionadas às atividades de exploração de petróleo e gás.
Ao final do curso o estudante poderá atuar em diversos segmentos tanto da iniciativa privada como na área industrial  de petróleo e gás, mineração, alimentos, na área de educação, dentre outras, quanto também pode atuar junto ao poder público (federal, estadual e municipal).
São oferecidas 100 vagas anuais. A duração do curso é de cinco anos ou dez períodos. As aulas acontecem das 18h20 às 22h30.

MERCADO DE TRABALHO
Iniciativa privada em diversos segmentos tais como a própria indústria do petróleo, poder público como por exemplo nas agências reguladoras e em consultorias.

Download

Matriz Curricular

Reconhecimento MEC

Curso

  • Autorizado pela Portaria n° 276, publicada no DOU de 21/07/2011.
  • Renovado reconhecimento através da Portaria nº 917 de 27/12/2018, publicada no D.O.U. nº 249, Seção 1, pag. 196 de 28/12/2018.

Instituição

  • Credenciada pela Portaria MEC n° 700/2001, publicada no DOU de 09/04/2001.
  • Recredenciada pela Portaria nº 1056 de 18/10/2018 publicada no D.O.U. nº 202, seção 1. pag. 15 de 19/10/2018.