FSMA reestrutura área de Pós-Graduação e de Extensão e Pesquisa

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) está reestruturando as áreas de Extensão e Pesquisa e de Pós-Graduação que nos últimos três anos estiveram sob a coordenação do Professor Dr. Rodrigo Siqueira. Responsável por importantes avanços nesses segmentos dentro da Salesiana, o profissional deixou a instituição para ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

– São áreas extremamente importantes dentro da nossa Faculdade. Consideramos a pesquisa como forma de agregar novos saberes ao conhecimento humano, e por isso assumimos o papel de produtora do conhecimento, visando ao desenvolvimento sustentável e justo da sociedade. Já a Extensão é um efetivo canal de diálogo entre os saberes da universidade e os agentes e instâncias com as quais atua na sociedade. E com a oferta dos cursos de Pós-Graduação, pretendemos possibilitar aos egressos dos cursos de graduação a complementação das competências e habilidades exigidas pela sociedade e pelo mercado de trabalho – explicou a Vice-Diretora Acadêmica, Ana Cristina Lousada.

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Hans Schmidt Santos; a Vice-Diretora Acadêmica, Ana Cristina Lousada; e o Coordenador de Pós-Graduação, Prof. Mauro Dias de Carvalho.

Pesquisa e Extensão

A área de Pesquisa e Extensão tem agora à frente o Prof. Hans Schmidt Santos, doutor em Geofísica e professor da Salesiana desde 2009. Segundo ele, a frequente participação de alunos em eventos é um sinal da qualidade do trabalho que a instituição vem desenvolvendo.

– A pesquisa em nossa faculdade já é uma realidade. A implantação da Iniciação Científica aqui gerou excelentes resultados. Vários alunos apresentaram seus trabalhos em jornadas e congressos e também muitos tiveram artigos submetidos e publicados em periódicos nacionais e internacionais – afirma o novo coordenador, que também fala sobre os seus planos para os próximos anos.

– A nova meta agora é promover uma Jornada Anual de Iniciação Científica para que os alunos possam submeter e apresentar seus trabalhos. E, além disso, planeja-se estabelecer uma rotina de Cursos de Extensão na faculdade, voltada para os alunos e comunidade.

Pós-Graduação

Já a área de Pós-Graduação passou a ser coordenada pelo Prof. Mauro Dias de Carvalho. Profissional da área de Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Gerenciamento Avançado de Projetos e certificado PMP (Project Management Professional) pelo Project Management Institute (PMI), o novo coordenador reúne uma experiência de mais de trinta anos em projetos de TIC nas áreas de negócio de engenharia de poços, RH, SMS e produção de petróleo, com atuação de 25 anos na Petrobras. Também atua na Salesiana como Professor das disciplinas Gerência de Projetos, Inteligência Artificial, Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais em Tempo Real e Jogos de Negócio, nos cursos de Administração e de Engenharia da Computação, além de ser o coordenador Acadêmico do MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Petróleo e Gás.

– As atividades de pós-graduação são essenciais e fundamentais para a consolidação da Salesiana como uma instituição voltada à produção e difusão do conhecimento, pois devido à crescente especialização das técnicas em cada ramo das ciências, o acadêmico moderno dificilmente se sentirá seguro apenas com os conhecimentos básicos de sua ciência e de sua profissão, oferecidos pela graduação – afirma o Coordenador.

Ainda segundo ele, já estão abertas as inscrições para os cursos “MBA em Gerenciamento de Projetos” e “MBA em Gestão de Pessoas”. Os interessados podem efetuar a pré-matrícula no site da Faculdade (www.salesiana.edu.br). O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de março de 2016. Mais informações pelo e-mail coordpos@salesianamacae.edu.br.

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS

Foto: Paolla Itagiba – ACS