FSMA: III Jornada da Luta Antimanicomial acontece no dia 15 de maio

Com foco no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – está organizando, através do Curso de Psicologia, a III Jornada da Luta Antimanicomial com o tema “30 anos do Movimento Antimanicomial: Redefinindo a Luta!”. A roda de conversa vai acontecer no dia 15 de maio, às 18h20, com participação aberta ao público.

O evento terá como palestrantes os professores: Alexandre Vasilenskas Gil, Ana Paola Frare e Mariana Tinoco. Já a mediação ficará com o professor Diego Ferreira Flores.

A ideia é promover uma discussão em torno das políticas públicas antimanicomiais ao longo desses 30 anos de Movimento. Estudantes, usuários da rede de saúde mental, profissionais, educadores e gestores podem participar da Jornada.

Segundo informações da Associação de Volta Para Casa, de Santo André – SP, o Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado no final da década de 1980, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS. Naquele ano, a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento. Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.

Foto: Paolla Itagiba