Ex-aluno da FSMA é aprovado em Mestrado na Alemanha

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) continua comemorando o sucesso de seus egressos. Rafael Amaral Tavares, ex-aluno do curso de Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia de Instalações no Mar, foi aprovado para o curso de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Energia Renováveis da Oldenburg University, na Alemanha.

Rafael estudou na FSMA no período de 2009 a 2013 e já no primeiro ano da graduação iniciou uma careira como Consultor Independente de TI. Nos anos de 2010 e 2011, lecionou Informática no Oratório Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória. No ano seguinte, realizou um estágio na Petrobras, na Coordenação de Reparos de Dutos, em Cabiúnas. E desde 2013 atua como Coordenador de Tecnologia em uma clínica de Saúde Ocupacional em Macaé, função que exercerá somente até julho deste ano.

Diretora Irmã Rosa Idália (esq.), Rafael Tavares (centro) e coordenador de Eng. de Prod. André Manzela.

– O setor de geração de energia sempre me fascinou. Mas dois fatores principais me estimularam a dar este passo na área de renováveis: há alguns anos me atento às questões ambientais e sustentáveis na produção de energia; e cada novo relatório da ONU sobre Mudanças Climáticas nos cobra uma postura proativa a respeito do tema. Assim, resolvi fazer da sustentabilidade minha profissão. O outro fator é minha paixão por tecnologia e inovação, que combina muito bem com as pesquisas de energias renováveis, principalmente em relação às melhorias em placas solares – conta o jovem.

Em agosto, ele partirá para a Alemanha, onde participará de um curso intensivo de dois meses da língua alemã. As aulas do Mestrado começarão em outubro.

Segundo ele, o tempo de formação que passou na Salesiana foi muito importante para a sua vida profissional.

– Na FSMA aprendi a pensar, planejar e agir estrategicamente; e a projetar futuros possíveis para diversos cenários. Tenho muito a agradecer à instituição, à Vice-Diretora Acadêmica, ao Corpo Docente e Administrativo. Esse tempo da graduação representa, sem dúvida, os melhores anos da minha vida – afirma Rafael.

Para a Vice-Diretora Acadêmica da instituição, Ana Cristina Lousada, ver o sucesso de um egresso é compartilhar com ele toda a felicidade e uma confirmação da qualidade da educação salesiana.

Aos 28 anos, Rafael tem mais planos para o futuro após o Mestrado:

– Planejo graduar-me Mestre em Energia Renovável até 2018 e posteriormente atuar na fabricação ou pesquisa de wafers de Silício (placas solares), mas isto ainda está sendo definido – conclui o futuro Mestre.

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS