Ex-aluno da Católica Salesiana é aprovado em banca de mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração

A Faculdade Católica Salesiana acredita na educação como uma grande engrenagem para a formação de bons cristãos, honestos cidadãos e excelentes profissionais capazes de contribuir para a transformação e o desenvolvimento social. Por isso, o projeto pedagógico incentiva a pesquisa científica em todos os sete cursos de graduação ofertados, oportunizando ainda que, após concluir o bacharelado, o estudante possa ingressar em cursos de mestrado e doutorado em universidades renomadas em todo o país e no mundo.

Para orgulho do corpo docente e o grupo gestor da Católica Salesiana, o ex-aluno de Engenharia Química, Thiago da Silva Porto, foi aprovado em banca de mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – LENEP/UENF.

Thiago defendeu a dissertação “Estudo de Interação do Fluido de Perfuração Aquoso Glicerina Bruta com Argila e Folhelho” que teve como objetivo propor um mecanismo de interação do novo fluido aquoso base glicerina bruta com argila/folhelho, avaliando sua capacidade de controlar a viscosidade e, também, de manter os cascalhos intactos durante a perfuração de poços de petróleo.

De acordo com o ex-aluno, durante as pesquisas para sua dissertação de mestrado, o fluido aquoso base glicerina bruta foi capaz de inibir o inchamento de folhelho em até quatro vezes menos que o fluido base água, melhorando assim a estabilidade do poço de petróleo durante o processo de perfuração.

“Fazer minha graduação na Faculdade Católica Salesiana me proporcionou todo o conhecimento acadêmico necessário para a realização da prova seletiva de ingresso no mestrado, pelo qual sou grato. A partir de agora, pretendo empreender através de uma Startup. O foco será na inovação de processos na indústria do petróleo, com objetivo de diminuir os custos operacionais”, revelou Thiago Porto.

Fotografia: Divulgação