Estudantes do Colégio Visconde passam “Uma tarde na Salesiana”

Com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela vida acadêmica, através da vivência do ambiente universitário e técnico-profissional, estudantes do Colégio Estadual Visconde de Araújo passaram “Uma tarde na Salesiana”, participando de oficinas e conhecendo a infraestrutura da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – e do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo.

Os visitantes foram divididos em quatro grupos que se revezaram nas oficinas de Orientação Vocacional na Clínica Escola Santa Teresa, Criação de Vídeo no Centro de Produções e Estudos Midiáticos, Química no Laboratório de Química e Mecatrônica no Laboratório de Hardware.

Para o diretor do C. E. Visconde de Araújo, Felippe Damião, “foi uma oportunidade de sair da limitação da escola pública, conhecendo novos espaços e de alguma forma, auxiliando-os a escolher a profissão que terão no futuro, nesta fase em que eles têm tantas dúvidas”.

“Foi bastante interessante ver como é a Química na prática, porque em sala de aula, na teoria é entediante. E participar da prática tem um caráter de autonomia e dá até vontade de aprender mais Química”, disseram entre risos os estudantes Nicolle Cirino e Michel Medeiros.

Os estudantes de mecatrônica do INSG/Castelo, Júllia Medeiros (1º ano B) e Yuri Borba da Cruz (1º ano A), falaram da experiência de poder apresentar os projetos desenvolvidos no Curso Técnico. “Foi bem bacana, nos identificamos com eles quando começamos as aulas do técnico. Muitas vezes, eles nos perguntaram como conseguimos guardar as informações. Eles têm a teoria, mas na prática é diferente, dá um medo, normal”, disseram.

Ao final, os estudantes receberam os certificados das mãos da diretora geral da FSMA e do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, da vice-diretora acadêmica da FSMA, Ana Cristina Lousada, da coordenadora pedagógica da Educação Técnica do INSG/Castelo, Fátima Neves e do coordenador de Pesquisa e Extensão da FSMA, Hans Schmidt Santos.

Foto: Paolla Itagiba