Coordenador da FSMA toma posse no Conselho Municipal de Saúde de Macaé

Coordenador da FSMA toma posse no Conselho Municipal de Saúde de Macaé

O Coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), Dr. Marcello Santos, tomou posse na Diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Macaé, como Segundo Secretário.

A posse dos Novos Conselheiros para o Biênio 2016-2018 foi realizada na quinta-feira, dia 18, no Auditório Cláudio Ulpiano, na FUNEMAC.

– A participação no Conselho de Saúde é um direito de todo cidadão. Está prevista como desdobramento da ideia de uma saúde universal, não como um estado de bem-estar, mas um complexo de aspectos os mais variados, como o acesso a serviços, saneamento básico, lazer, vida em família. Trata-se do empoderamento da população em seus mais diversos segmentos: usuários, gestores, conselhos, profissionais, entidades civis, enfim, todos em torno do chamado “controle social”, que é exercido de forma paritária e que busca garantir o bom funcionamento de nossa saúde, fiscalizando, regulamentando as medidas e iniciativas, aprovando orçamentos ou não. Pretendo trazer esse âmbito para a academia. As pessoas se formam e não têm a menor ideia da existência dos conselhos e das leis envolvidas em sua criação, em 1990 – explicou Dr. Marcello Santos.

Juramento

Sobre o órgão:

A Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Macaé) é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde com a finalidade de fornecer as condições necessárias para o cumprimento das competências do CMS. Cabe à Secretaria Executiva dar todo o suporte técnico-administrativo para as atribuições do Conselho Municipal de Saúde, às suas Comissões e Grupos de Trabalho.

Também está entre as atribuições da Secretaria-Executiva o encaminhamento das demandas à Secretaria Municipal de Saúde após deliberação do Pleno; acompanhar, assessorar e participar da execução e do mapeamento do recolhimento de dados e análises estratégicas formuladas pelos órgãos conveniados; organizar o processo eleitoral do CMS; e participar junto com o Conselho da organização da Conferência Municipal de Saúde e das Conferências Temáticas; entre outras.

(Fonte: www.macae.rj.gov.br)

 

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS