Artigo científico é publicado na Open Access Library Journal

O fomento da pesquisa e da produção científica é uma constante na Faculdade Católica Salesiana, por meio do Programa de Iniciação Científica, mantido pela coordenação de Pesquisa e Extensão.

Fruto disso é a publicação do artigo intitulado “Magnetic Characterization of the Carajás Mineral Province, Brazil”(em português: “Caracterização Magnética da Província Mineral de Carajás, Brasil”), de autoria dos ex-alunos de Engenharia Química Yasmim Monteiro Cordeiro e Gleyton Pinto Lisboa e do aluno Vinny Sales Esterque, com a  colaboração dos professores Hans Schmidt Santos, Larissa Santos de Paula e Orlandemberg Pereira Silva, publicado na Revista Científica Internacional “Open Access Library Journal”, de qualificação B4 pela Capes.

A ex-aluna Yasmim Cordeiro revela que a oportunidade de publicar artigos em revistas científicas nacionais e internacionais se deu pela participação no Programa de Iniciação Científica desde o início da graduação.

“Estas atividades foram de suma importância para o meu desenvolvimento acadêmico, contribuindo, por exemplo, para o enriquecimento do Currículo Lattes. Além disso, a participação em projetos de pesquisa e publicação de artigos auxiliará, de maneira significativa, a minha inserção no mestrado, futuramente. Agradeço à Católica Salesiana e à Coordenação de Pesquisa e Extensão por investirem no conhecimento científico e na promoção de eventos em que os alunos têm a oportunidade de apresentar os seus projetos”, disse, informando que o artigo publicado aborda a caracterização geológica e magnética da Província dos Carajás, uma das principais regiões mineradoras de ferro do Brasil.

“Não tenho receio de dizer que aqui na Católica Salesiana nós temos um programa de Iniciação Científica forte, que funciona desde 2013. Possuímos dezenas de trabalhos publicados por nossos alunos. Temos ainda, um corpo docente qualificado, formado por 90% de mestres e doutores que estão sempre publicando. Mas quando a publicação vem dos próprios alunos, para nós é muito especial, pois eles são os protagonistas”, ressaltou o coordenador de Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana, Hans Schmidt.

Fotografia: Divulgação