Alunos de Psicologia visitam Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

Alunos de Psicologia visitam Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

Um grupo de dez alunos do curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) visitou a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (Baenspa), no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer de perto o trabalho ali realizado pela psicóloga da aviação, Renata Rodrigues.

A atividade faz parte da disciplina de Estágio Básico II, mais especificamente do módulo “Áreas emergentes da Psicologia”, que tem como finalidade permitir ao aluno uma visão das práticas psicológicas e dos variados territórios pelos quais elas transitam. Os universitários foram acompanhados pela Professora Camila Amorim, que ministra a disciplina e é supervisora de estágio do curso de Psicologia da FSMA.

– Na visita, a psicóloga Renata Rodrigues fez uma apresentação sobre a Psicologia da aviação e ressaltou a importância da mesma no trabalho de prevenção de problemas psíquicos como o estresse. Além disso, falou sobre sua trajetória profissional dentro da Marinha desde o ano de 2011, quando ingressou por meio de um concurso público e iniciou uma especialização interna sobre Psicologia da aviação. Desde então trabalha com o controle do tráfego aéreo e com a manutenção da segurança de voo; atua no treinamento de pilotos e aeronavegantes, na segurança da aviação e na ergonomia – explicou a Professora Camila Amorim.

Ao final da visita, a psicóloga da Baenspa respondeu perguntas feitas pelos alunos, que foram convidados a conhecer as instalações da Base, incluindo a torre de comando.

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS