Normas de Publicação

a) Quanto à formatação

Os artigos submetidos para publicação deverão ser escritos em português ou inglês e enviados em formato MS-Word (conforme o template oferecido) para revista_engenharias_fsma@pobox.com;

Todos os artigos submetidos a esta revista devem ser inéditos.

Nossa revista não restringirá o acesso aos artigos publicados de nenhuma maneira, não cobrando por nenhum tipo de acesso nem retendo os direitos autorais dos mesmos.

Todas as submissões serão revisadas de forma anônima. Assim, se na primeira submissão o autor principal decidir por enviar apenas o arquivo em formato PDF, deve retirar toda e qualquer identificação dos autores do documento, para garantia da lisura do processo de revisão;

A revista é voltada para a publicação de artigos de alunos de graduação, com análise rigorosa da qualidade dos mesmos.

b) Quanto à estrutura

Os artigos devem conter um resumo e até 5 palavras chave. Os artigos submetidos em português deverão conter estes elementos também em inglês.

Incluir referências completas, relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Elas deverão conter: nome dos autores, nome do periódico, número de volume (em negrito), número da página e ano da publicação (entre parênteses). Em caso de referências bibliográficas, apresentar o título em itálico, editora, cidade da editora e ano da publicação. Em caso de referências eletrônicas, apresentar nome dos autores, título do texto, endereço eletrônico da página e data de acesso. Ver norma NBR-6023 da ABNT;

No corpo do texto os artigos devem ser refenciados pelo nome do autor e o ano de pulicação. Ex: (SILVA e SANTOS, 2007). Havendo mais de um artigo com o mesmo nome dos autores, usar letras para diferenciá-los na ordem que são apresentados na seção de referências. Ex: (SILVA e SANTOS, 2007a).

c) Quanto à originalidade

O processo é baseado nos princípios da honestidade intelectual e da ética científica. Para tanto, as seguintes normas se impõem:

Os artigos submetidos devem ser obras completamente originais e inéditas.

Caso seja detectada a dupla submissão, o artigo será imediatamente retirado do processo de revisão e/ou do site da revista (caso já tenha sido publicado).

Caso o artigo tenha ampla similaridade com alguma obra anterior dos autores, ele deve ser submetido junto com uma carta indicando quais foram as evoluções que justificam o novo artigo e com a versão anterior para comparação entre as duas obras.