Coordenação: Profº. Marcello da Silva Santos, DSccoord-marcelo

Currículo Lattes

Duração: 5 anos

FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL

A formação no Curso de Psicologia da FSMA proporciona uma formação científica para o exercício profissional com domínio dos fenômenos e processos psicológicos. Baseado em uma postura crítica e reflexiva, a articulação teoria/prática é feita a partir da história da Psicologia e das inovações da contemporaneidade, com base no compromisso social, político e ético. A formação é voltada para a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Consciente do seu papel como agente transformador, engajado social e politicamente, o profissional formado pelo curso de Psicologia deverá ser compromissado com a construção de um mundo melhor e mais justo. Ele deve ainda ter clareza do seu papel como cidadão crítico, tecnicamente competente, com valores éticos e humanizados. São oferecidas 100 vagas anuais. A duração do curso é de cinco anos ou dez períodos. As aulas acontecem das  18h20 às 22h30. O Curso oferece diversos programas de práticas pedagógicas, de forma a integrar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, com destaque para a iniciação científica, a monitoria, os estágios, as atividades complementares e a orientação e apoio ao discente.

MERCADO DE TRABALHO
A Psicologia tem conquistado, cada vez mais, um lugar reconhecido dentro de diversas instituições e na interlocução com diversos campos do saber. Dessa forma, o psicólogo tem hoje uma ampla gama de perspectivas de trabalho e de contribuições em trabalhos multi e interdisciplinares: consultórios, hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, clínicas especializadas, creches, escolas, instituições de ensino e pesquisa, núcleos e associações comunitárias, empresas, organizações, sindicatos, fundações, juizados de menores e da família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, entre outras. Saiba mais sobre a profissão.

CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA SANTA TERESA

Com o objetivo de promover a saúde mental da comunidade de Macaé, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – oferece o serviço de atendimento psicológico para o público interno e externo, através da Clínica Escola de Psicologia Santa Teresa.

O atendimento é feito por alunos concluintes do curso de Psicologia, sob a supervisão de professores-clínicos. O Serviço de Psicologia Aplicada da Clínica Escola Santa Teresa dispõe, além do atendimento psicológico, de um serviço de Orientação Profissional/Vocacional (visando apoiar pessoas no primeiro passo para a gestão da sua carreira e para aqueles que precisam identificar potencialidades e interesses).

São atendidas crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h. Os interessados podem agendar um horário para a entrevista de triagem pelo e-mail atendimentopsicoterapiafsma@gmail.com.

A Clínica Escola Santa Teresa possui espaço próprio para atendimento ao público infantil, acessibilidade e ambiente climatizado, além de professores supervisores qualificados e com vasta experiência na área.

Download

Matriz Curricular - 2009

Download

Matriz Curricular - Atual

Reconhecimento MEC

Curso

  • Autorizado pela Portaria n° 991 de 28/07/2009, publicada no DOU de 29/07/2009.
  • Reconhecido pela Portaria 102 de 11/02/2014 publicada no DOU de 12/02/2014
  • Renovado reconhecimento através da Portaria nº 208 de 25/06/2020, publicada no D.O.U. nº 128, Seção 1, pag. 89 de 07/07/2020.

Instituição

  • Credenciada pela Portaria MEC n° 700/2001, publicada no DOU de 09/04/2001.
  • Recredenciada pela Portaria nº 1056 de 18/10/2018 publicada no D.O.U. nº 202, seção 1. pag. 15 de 19/10/2018.