XI Fórum Científico da Salesiana é marcado por debates sobre diferentes temas

Salas lotadas de universitários, participando de oficinas com múltiplos temas. Assim foi o XI Fórum Artístico, Científico e Cultural promovido pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – entre os dias 23 e 24 de outubro.

Ao todo cerca, de 19 oficinas foram ofertadas durante o evento que tem justamente como principal objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre aspectos relacionados às áreas de ciência, arte e cultura dentro da realidade no interior do Estado.

“O bom aluno não se satisfaz e o bom profissional não pode ser detido. Acredito que você está aqui porque você é superior à média, você quer mais, você é grande. Vocês têm que sonhar alto, pois acredito que vocês querem mais e melhor, querem marcar essa sociedade que precisa de gente que ousa fazer o melhor. Agradeço porque vocês estão nesta Casa Salesiana e tenho certeza que aqui vocês encontram o melhor. E nós professores, direção e todos os colaboradores desta Casa queremos fazer o melhor para que vocês sejam melhores”, salientou a diretora geral da FSMA, Ir. Carmelita Agrizzi, na cerimônia de abertura do evento.

Os palestrantes Catharina Bersot (digital influencer) e Mauro Destri (CEO da Destri Consulting, consultor de O&G e professor da COPPE) deixaram, ao final de suas palestras, alguns conselhos para alcançar o sucesso profissional. “O meu trabalho foi construído a longo prazo com muito amor e muita dedicação e, tenho colhidos os frutos. Acredito que colhemos o que plantamos, deixei muita coisa boa durante o caminho e estou colhendo os frutos disso. É preciso ser de verdade, a internet tem muito personagem, e ser você mesmo é o primeiro passo para o sucesso”, revelou Catharina, seguida do CEO Mauro Destri. “O primeiro conselho que posso dar para estes jovens é: não se especializem só no que a faculdade pode oferecer. Olhem os mercados em volta. A América do Sul é muito maior do que Macaé, temos mercados como Guiana, Colômbia, Bolívia e Argentina apresentando crescimento. Não tenham identidade, tenham passaporte. Depois é procurar diversificar suas competências, procurem o que o mercado pode oferecer, tem muita coisa para fazer”, pontuou o professor.

Estudantes da própria Faculdade Salesiana e do Programa Jovem Cientista Salesiana em parceria com Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – exibiram seus trabalhos para visitantes e demais alunos. No que tange o Colégio Castelo, os jovens apresentaram trabalhos sobre “Utilização de Biomassas para Remoção de Poluente em Água” (orientados pela Prof.ª Dra. Priscila Martins), “Plasticidade Neuronal: Explorando o Mapa do Cérebro” (pelo Prof. Dr. Julio Vasconcellos) e “Mapeamento Geomagnético do Município de Macaé” (pelo Prof. Dr. Hans Schmidt).

Já a tradicional entrega do Prêmio Destaque Acadêmico, referente ao semestre 2019.1, consagrou os melhores CRs (Coeficientes de Rendimento), revelando o aluno do Curso de Psicologia, Guilherme Oliveira de Lima, com a melhor média. “Quando eu recebi a ligação não me disseram qual colocação fiquei, mas já foi uma surpresa. E agora, recebendo o primeiro lugar, estou muito feliz. Essa ideia de premiar os alunos e mostrar o bom desempenho nos motiva ainda mais a manter esse bom desempenho. Fico muito feliz por isso e por ter essa responsabilidade”, disse Guilherme. Além dele, receberam o Prêmio Destaque Acadêmico Kaio da Silva Pimentel Figueiredo (2º lugar – Curso de Engenharia de Produção – recordista do Prêmio, acumulando seis troféus), Giovanna Berriel Matsumoto (3º lugar – Curso de Psicologia), Luiz Felipe Costa de Souza (4º lugar – Curso de Engenharia de Produção) e Luana Silva Peçanha (5º lugar – Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária).

Concomitante as palestras e apresentações de trabalhos, ainda ocorreu no Laboratório 4, os Campeonatos de E-Football Pro Evolution Soccer 2020 e FIFA 20, que tiveram como campeões os atletas Michel Andrade Souza dos Santos e Venâncius Ribeiro dos Santos, respectivamente. “Andamos o Brasil todo competindo e quando a gente disputa com alguém da própria equipe é sempre com quem você sabe que tem o mesmo nível que o seu. Ficamos felizes que poder estar aqui na Salesiana”, finalizou Michel.

“O evento foi um sucesso, mais uma vez um trabalho de organização e dedicação dos alunos envolvidos na disciplina de Gestão e Planejamento de Eventos. Um evento de alunos para alunos, essa é a proposta que temos implementado no escopo do planejamento de todos os eventos e por isso, talvez, seja bem-sucedido”, avaliou a professora Jaqueline Mateus Moura, organizadora do evento.

Fotografia: Paolla Itagiba e Moira Paula