Visita encerra Curso de Produção de Rádio

Em parceria com o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – realizou o encerramento do Curso de Extensão de Produção de Rádio para Iniciantes com uma visita guiada para conhecer a rotina de uma rádio de Macaé.

O objetivo do curso foi proporcionar aos alunos as ferramentas mínimas para iniciar um projeto de produção ou programação de rádio, com uma ementa composta por: contexto histórico do surgimento do rádio; termos técnicos e produção de áudio; o estúdio; formatação de roteiros; e produção de peça radiofônica.

“O curso para mim foi surpreendente, porque quando me foi dada a oportunidade de fazer o curso, eu não imaginei que fosse aprender tantas coisas. Por já trabalhar na área, eu pensei que me acrescentaria uma coisa ou outra e teria o certificado. Mas no final, foi muito proveitoso, com muitas técnicas e conhecimento que eu não obtive com os anos de rádio. Nós agradecemos muito à Faculdade Salesiana pela oportunidade de ter um conhecimento técnico e prático que vai nos possibilitar aplicar o projeto da rádio no colégio, ajudando bastante a comunidade”, revelou o aluno do Ancyra e locutor de rádio, Victor Leal.

De acordo com a professora do Colégio Ancyra, Cristiane Lopes de Queiroz, o curso foi a realização de um sonho, pois a rádio escola funcionava de forma mais simples, tendo sido possível expandir o olhar e perceber a possibilidade de ter uma rádio equipada e com informação técnica. “Foi muito interessante para a gente participar do curso. Pessoalmente, tudo o que diz respeito à comunicação é enriquecedor para mim, que sou da área de Libras. A nossa parceria com a Salesiana foi imprescindível para que pudéssemos desenvolver formas alternativas de alcançar nossos alunos e a comunidade escolar como um todo. Fomos muito bem acolhidos por todos”, revelou Cris, informando que em contrapartida, o Colégio Ancyra está verificando a possibilidade de manter a parceria para realizar um Curso de Extensão de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Faculdade Salesiana.

Fotografia: Alysson Nogueira