Violência contra a mulher: aluna da Católica Salesiana aborda tema em artigo de mestrado

Violência contra a mulher: aluna da Católica Salesiana aborda tema em artigo de mestrado

A aluna Fabiana Paschoal dos Santos, do 5º período do curso de Psicologia, da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, escreveu um artigo de mestrado no qual aborda a violência vivida pelas mulheres e suas consequências psíquicas.

Com o tema “Abordagem da Violência de Gênero com Usuárias-Cidadãs em Saúde Mental”, o texto conta a problematização e a necessidade de um acompanhamento, a ser realizado pelos profissionais de saúde mental, para as mulheres com sofrimento psíquico crônico.

A pesquisa, de caráter qualitativo, ouviu nove mulheres que são acompanhadas em ambulatório de Saúde Mental. Os dados apontam que a violência psicológica foi vivenciada por todas as mulheres entrevistadas. Também aparecem como efeitos das experiências de violências sofridas por essas mulheres as dificuldades para estabelecer relações afetivas e sociais, baixa autoestima, sentimento de tristeza e culpa, dificuldades para dormir e histórico de tentativas de suicídio.

Devido à importância, o artigo fará parte de um capítulo dos livros resultantes da II VCAM – Seminário e Mostra de Pesquisa de Enfrentamento das Violências Contra as Mulheres. A mostra foi organizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e pela Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa também foi aceita para ser apresentada no Encontro Regional Sul da Rede Unida – Resistências do Sul: Em defesa das Vidas, da Democracia e do SUS, a ser realizado nos dias 22 e 23 de outubro.

Fabiana, que é Assistente Social, atua como monitora da disciplina de Estágio Básico em Psicologia Clínica, recebendo orientações da professora MSc. Gilzete Passos Magalhães. Ela ainda faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Católica Salesiana, juntamente com a professora Drª. Katia Nahum. O projeto de pesquisa submetido tem o seguinte tema: “Conciliação Maternidade e Trabalho: Desafios em tempos da pandemia da Covid-19”.

“Amo estudar e estou cada dia mais apaixonada pelo curso de Psicologia. Só tenho a agradecer e parabenizar todo o corpo docente, profissionais excelentes que, mesmo com a pandemia, conseguem transmitir aprendizados com muita eficiência. Assim, como meu doutorado é em psicossociologia, o conhecimento adquirido no curso de Psicologia, na Salesiana, contribui muito para meus estudos no doutorado e vice-versa”, finaliza.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana