Universitários da Faculdade Salesiana realizam ação em Jurubatiba

No dia em que o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba completa 19 anos, estudantes universitários do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – participaram de uma ação de preservação e conscientização na unidade de conservação.Ação FSMA - Jurubatiba 01

O objetivo da atividade foi além da limpeza de uma das 18 lagoas do Parque Nacional. Segundo o coordenador do Curso, Marcos Santos, a atividade busca chamar a atenção para a importância da preservação da área e despertar nos futuros engenheiros ambientais e sanitaristas a consciência acerca das áreas naturais protegidas.

“O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FSMA visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da região da Bacia de Campos e, ações como estas (que ocorrem com frequência) são importantes para mostrar o apoio da comunidade acadêmica à preservação das áreas naturais protegidas e ao mesmo tempo, visa possibilitar ao estudante uma melhor compreensão dos ecossistemas existentes na região”, disse o coordenador.

Criado em 1998, o Parna Jurubatiba engloba áreas das cidades de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de praias, com 18 lagoas costeiras de muita beleza e de rara riqueza ecológica. O Parque abriga diversas espécies de fauna e flora que em outros locais de restinga do país estão em risco de extinção, bem como, é umas das Unidades de Restinga, considerada mais bem preservada.

Foto: Marcos Santos