Documentação
Originais (assinados e carimbados) dos seguintes documentos fornecidos pela Instituição de Ensino Superior da qual o requerente pretende transferir-se:
Histórico Escolar completo e oficial, com data atualizada, no qual conste:
- Dados relativos ao processo seletivo (tipo de processo e data de realização);
- relação das disciplinas cursadas (carga horária, nota ou conceito de aprovação e créditos correspondentes) e situação acadêmica de cada período subsequente ao ingresso (trancamento de matrícula, abandono de curso, etc );
- vínculo do requerente com o estabelecimento de origem no atual período (pode ser através de declaração);
- dados pessoais do requerente.
Descrição do regime de aprovação da Instituição de origem, caso não conste, no Histórico Escolar, a situação final de aprovação ou reprovação.
Declaração de que a matrícula na Instituição de origem não está sob pendência judicial (Sub-judice)
Programa das disciplinas cursadas com aprovação, sendo que:
- A carga horária e o crédito das disciplina deverão ser discriminados;
- Todas as páginas deverão ser devidamente carimbadas e rubricadas pela instituição de origem;
Declaração de situação junto ao ENADE, caso não conste no histórico escolar.
Cópia do Contrato do FIES (Financiamento ao Estudo do Ensino Superior), caso o requerente seja afiliado.
Observação
Entre outras, são causas para não aceitação da documentação: ausência de dados essenciais ou informações divergentes entre documentos, principalmente entre o Histórico Escolar e programas das disciplinas cursadas, ilegibilidade, rasuras, ausência de assinaturas, etc…. Cabe ao requerente a responsabilidade de apresentar a documentação em ordem.
Condições
1 – Só serão aceitas solicitações de transferência:
- Se para o mesmo curso ou para curso de área afim ao de origem;
- Se os requerentes que já obtiveram aproveitamento de estudos (isenções) na Instituição de origem apresentarem o Histórico Escolar e os Programas das disciplinas que deram origem às isenções concedidas;
- Mediante a apresentação de toda a documentação exigida.
2 – Não serão aceitas solicitações de transferência:
- de alunos em situação de abandono na Instituição de origem;
- se o aluno tiver se desligado da Instituição de origem.
3 – O requerimento da transferência não implica em qualquer compromisso de deferimento por parte da FSMA.