Documentação

Originais (assinados e carimbados) dos seguintes documentos fornecidos pela Instituição de Ensino Superior da qual o requerente pretende transferir-se:

Histórico Escolar completo e oficial, com data atualizada, no qual conste:

  • Dados relativos ao processo seletivo (tipo de processo e data de realização);
  • relação das disciplinas cursadas (carga horária, nota ou conceito de aprovação e créditos correspondentes) e situação acadêmica de cada período subsequente ao ingresso (trancamento de matrícula, abandono de curso, etc );
  • vínculo do requerente com o estabelecimento de origem no atual período (pode ser através de declaração);
  • dados pessoais do requerente.

Descrição do regime de aprovação da Instituição de origem, caso não conste, no Histórico Escolar, a situação final de aprovação ou reprovação.

Declaração de que a matrícula na Instituição de origem não está sob pendência judicial (Sub-judice)

Programa das disciplinas  cursadas com aprovação, sendo que:

  • A carga horária e o crédito das disciplina deverão ser discriminados;
  • Todas as páginas deverão ser devidamente carimbadas e rubricadas pela instituição de origem;

Declaração de situação junto ao ENADE, caso não conste no histórico escolar.

Cópia do Contrato do FIES (Financiamento ao Estudo do Ensino Superior), caso o requerente seja afiliado.

Observação

Entre outras, são causas para não aceitação da documentação: ausência de dados essenciais ou informações divergentes entre documentos, principalmente entre o Histórico Escolar e programas das disciplinas cursadas, ilegibilidade, rasuras, ausência de assinaturas, etc…. Cabe ao requerente a responsabilidade de apresentar a documentação em ordem.

Condições

1 – Só serão aceitas solicitações de transferência:

  • Se para o mesmo curso ou para curso de área afim ao de origem;
  • Se os requerentes que já obtiveram aproveitamento de estudos (isenções) na Instituição de origem apresentarem o Histórico Escolar e os Programas das disciplinas que deram origem às isenções concedidas;
  • Mediante a apresentação de toda a documentação exigida.

2 – Não serão aceitas solicitações de transferência:

  • de alunos em situação de abandono na Instituição de origem;
  • se o aluno tiver se desligado da Instituição de origem.

3 – O requerimento da transferência não implica em qualquer compromisso de deferimento por parte da FSMA.