Trabalhos da FSMA são apresentados no Encontro Regional de Química                

Trabalhos da FSMA são apresentados no Encontro Regional de Química              

Durante os dias 05 e 08 de dezembro, um grupo de alunos da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – tiveram seus trabalhos apresentados no XVI Encontro Regional de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ-Rio), ocorrido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Sob a orientação da professora doutora Evania Andrade, os trabalhos serão ainda publicados como resumo nos anais do evento.

Ao todo, quatro artigos foram aceitos: “Caracterização Física, Química e Biológica da Goma Xantana Comercial” de autoria dos estudantes Sara Nállia de Oliveira Costa e Allan Signé Pinho; “Construção de Ozonizador utilizando materiais alternativos com aplicação na degradação do azul de metileno” dos alunos Laura Almeida de Pinho, Vinícius Paiva e Andrea de Oliveira; “Estudo do bioprocessamento e validação de metodologia para obtenção de levain sem glúten à base de cerveja” das estudantes Bianca Martins da Silva Brito, Kíssila Nogueira Lima e Andréa de Oliveira; e “Sourdough livre de glúten: Avaliação do perfil químico do bioprocesso utilizando como fonte amilácea tubérculos orgânicos” das alunas Karina Andrea Paiva Muñoz, Taís Ribeiro Ferreira e Andrea de Oliveira. Os trabalhos tiveram a colaboração de professores co-autores e de diversos ex-alunos da FSMA.Artigos na SBQ-Rio 08-12-2017 Foto Divulgação (2)

Para a estudante Sara Nállia de Oliveira, durante a graduação a Iniciação Científica é responsável pela expansão dos conhecimentos adquiridos em aula, buscando formar um profissional que além dos conhecimentos teóricos, é capaz de realizar na prática a produção de novas ideias.

“Sob orientação da professora Evania Andrade, que esteve conosco desde o início desta trajetória, todos os alunos que puderam viver este momento na SBQ-Rio tornaram-se mais maduros pessoal e profissionalmente. No evento pudemos mostrar aos colegas de outras instituições os trabalhos científicos desenvolvidos em nossa faculdade e fazer boas parcerias de pesquisa com professores especialistas. Citando o biólogo e psicólogo Jean Piaget, ‘o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram’. Acredito que a Educação pode mudar o futuro de todos, assim como constrói o meu todos os dias”, disse a estudante, ao avaliar a participação no Encontro.

 

Texto: Moira Paula
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana