Trabalho de Conclusão de Curso analisa método que indica a qualidade de ligas metálicas

Com o tema “Aplicação do Método de Rietveld para Caracterização de Ligas Metálicas,” as estudantes de Engenharia Química da Faculdade Católica Salesiana, Bárbara Enne de Paula Vecci e Malu Medeiros Freitas D’Assunção, defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de forma virtual, por meio da Católica Online, com nota 10. Participaram da banca os professores Priscila Martins Barros Câmara e Rogério Manhães Soares, além da professora orientadora Cristiane Marinho dos Santos.

O objetivo do TCC foi o de promover a análise do referido método nos testes de qualidade com foco na melhoria de ligas metálicas produzidas para a produção de materiais como brocas de perfuração de poços de petróleo, brocas dentárias, ferramentas de corte, entre outros. O Método de Rietveld é usado para identificar se há fases indesejadas (danificadas) presentes na liga metálica, de modo que afetem na propriedade e na qualidade do material.

Para as estudantes, a pesquisa possibilitou que as mesmas agregassem conteúdo de sobremaneira. “Foi desafiador e ao mesmo tempo satisfatório encerrar nossa graduação em meio ao isolamento social causado pela pandemia. Tivemos todo suporte da Faculdade e atenção dos professores, através da plataforma online, especialmente da nossa orientadora Cristiane Marinho, que também foi a nossa incentivadora no estudo sobre esta temática”.

“Defender o TCC online tem seus benefícios, pois acreditamos que ficamos menos nervosas, apesar das mãos ainda trêmulas. A nossa banca examinadora nos proporcionou um ambiente acolhedor e de segurança. Foi uma grande experiência. Após a defesa, conversamos, brincamos e nos despedimos”, finalizou a estudante Malu.

Fotografia: Divulgação