Tecendo Ideias reflete sobre “conversas necessárias a partir do fim da vida”

O Grupo de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Interfaces (GPPSI) – O Tecendo Ideias – formado por alunos e professores da Faculdade Católica Salesiana, realizou mais uma reunião online com foco no tema “Cuidado com a morte: conversas possíveis e necessárias”, neste sábado, dia 30 de maio.

A Roda de Conversa foi orientada pela professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), Magda de Souza Chagas, sob a mediação do coordenador do Tecendo Ideias, psicólogo e mestre em Ciência do Cuidado em Saúde, Rildo Loureiro, e contou com a participação de convidados como: o Grupo de Extensão e Pesquisa em Oncologia (GEPEOn) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – campus Macaé), o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde (NUPGES) da UFF, a professora titular da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, da UFF, Ana Lúcia Abrahão da Silva; a professora titular da Unicamp, Solange L’Abbate; o professor de Enfermagem da UFRJ-Macaé e coordenador do GEPEOn, Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets; a assistente social do município de Macaé, Maria Luísa Vaccari Quaresma; o procurador nos municípios de Pindaré-Mirim e Esperantinópolis – Maranhão, Eduardo Santos de Araújo.

“A ideia foi contextualizar sobre a morte e a necessidade de cuidar do momento que efetivamente todos vivenciaremos no curso das nossas vidas. Reconhecer a morte nos singulariza como humanos. Se tivesse que encaminhar uma proposição seria a seguinte questão: E se tratássemos da partida de alguém com o mesmo cuidado e carinho que tratamos da chegada à vida? Cuidado com a morte é um convite a conversar com leveza, arte, filosofia e assim abrir espaços e possibilidades de reflexão em nós sobre um tema que para muitos é um tabu”, explicou Magda.

Além dos alunos e ex-alunos da Católica Salesiana e da UFRJ, também participaram da roda de conversa o enfermeiro do INCA – HC 1, Raphael Braz de Carvalho, a enfermeira residente da UFRJ, Nínive dos Santos Moraes de Barros e a professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM): Eluana Borges Leitão de Figueredo, além dos seus alunos de enfermagem.

É importante lembrar que as reuniões do Tecendo Ideias acontecem quinzenalmente, aos sábados e, atualmente de forma online.

Fotografia: Divulgação