TCC “Sistema de Delineamento de Serviços para Empresas Offshore” une tecnologia e maior precisão nos processos

A pesquisa científica aliada à consciência da importância do conhecimento para o desenvolvimento da sociedade tem marcado especialmente os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes da Faculdade Católica Salesiana. Exemplo disso é o TCC do estudante de Engenharia da Computação, Fernando Cerveira.

Intitulado “Sistema de Delineamento de Serviços para Empresas Offshore”, o trabalho visa mostrar a aplicação e funcionamento de duas arquiteturas distintas no desenvolvimento de uma aplicação de logística para gerenciamento de serviços de delineamentos de mangueiras de empresas offshore da área de petróleo, através do software CERNAN.

Ou seja, segundo o estudante Fernando Cerveira, a ideia principal do trabalho não é somente delinear um equipamento em si (cadastrar no banco de dados), mas provar que é possível usar duas arquiteturas (forma e estruturação de um código) distintas e combinadas, utilizando um banco de dados para construir um sistema que faça o delineamento totalmente digital e interligado, diminuindo as chances de erros.

“Atualmente o delineamento é feito utilizando papel e caneta e depois o programa de computador. O avaliador sobe a bordo da plataforma para delinear uma mangueira, precisa localizar a mangueira, verificar e anotar todas as características (comprimento, peso, temperaturas, pressão, material de revestimento, fabricante, etc.) e isso gera erros causados, por exemplo, pela caligrafia que dificulta o entendimento no momento de cadastrar no sistema. Assim, o sistema que criei mitiga tudo isso, pois, ao usar o dispositivo móvel interligado ao software, as informações são imediatamente cadastradas no banco de dados e, ao selecionar um fabricante, só será mostrado nos campos seguintes tudo que é daquele fabricante. Além disso, otimiza tempo, uma vez que pula a etapa do papel”, explicou o aluno.

Para o orientador, professor doutor Alan Galante, “o TCC do Fernando atingiu uma boa qualidade sob duas ópticas: da engenharia de software e da questão tecnológica. “No que tange à engenharia de software, ele extraiu um problema real e transformou em um software que passa a ser crucial para o funcionamento de uma empresa. Isso é muito importante e difícil. E nesse ponto, entra os requisitos da Engenharia de Produção aliado à Engenharia da Computação. Pois ele teve que “mergulhar” num problema, entender o passo a passo e a partir de técnicas da Engenharia da Computação mapear todos os processos e todas as técnicas para que o software fosse realmente funcional. E no que se refere à questão tecnológica, ele usou um “coquetel” de tecnologias para implementar esse software, capaz de funcionar em servidores não tão robustos, tornando barato a hospedagem do mesmo”, ressaltou.

“Desenvolver esse trabalho foi bastante interessante. Pelo fato de não ser da área, os desafios foram muitos, mas foram bons e o grande benefício do desafio é o conhecimento. Sou grato pelo fato da minha graduação me permitir conhecer detalhes e processos de outras áreas completamente distintas. Estou muito feliz com o resultado final de todo esse trabalho”, finalizou o estudante, Fernando Cerveira.

Fotografia: Divulgação